Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

A primavera na escola!

Alguém ao seu lado...

A primavera na escola!

Voz às Escolas

2021-03-29 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

A primavera chegou e trouxe consigo a beleza das flores, do canto das aves, dos dias mais longos e das paisagens coloridas! Basta olhar o céu mais azul, o sol a brilhar e as árvores a florir, para perceber que um novo ciclo de vida está a despertar. E com a chegada da primavera, aguarda-se a chegada de mais alunos – agora os do segundo e terceiro ciclos, ansiosos por retomarem as aulas presenciais, voltar a reencontrar os amigos, os professores e toda a comunidade educativa, depois do regresso dos mais pequeninos que confirmaram que a escola é um lugar seguro, onde os planos de contingência são seguidos com todo o cuidado.
A duração prolongada do confinamento, a falta de contato pessoal com os colegas da turma, o medo de ser infetado, a falta de espaço em casa, esgotou a capacidade de resiliência, gerou desconforto, insegurança, incerteza e instabilidade (económica, financeira, social e emocional). A família, a escola e os alunos reinventaram-se para se adaptarem ao mundo digital e fazer acontecer o ensino à distância. Todos merecemos as maiores honrarias e reconhecimento diante de tamanha reinvenção e em tão pouco tempo!

Mas, as famílias dos nossos alunos merecem um reconhecimento especial porque se desdobraram para conciliar o trabalho e a rotina familiar com os estudos dos filhos. Por isso, embora este não seja um retorno tradicional, como o que ocorre após as férias, desejamos muito que este regresso à escola seja seguro e inspire confiança aos alunos e às famílias.
A comunidade educativa está preparada para promover, além das aprendizagens, um ambiente acolhedor para fazer desta retoma uma memória empática que ajude a fortalecer os vínculos e a estreitar as relações de toda a comunidade escolar. No entanto, é fundamental realçar que, tão importante quanto as aprendizagens em termos cognitivos, será necessário um olhar atento aos comportamentos dos alunos, a eventuais perturbações psicológicas ou outros problemas de saúde que evidenciem vulnerabilidades socioemocionais.

Os alunos necessariamente trarão consigo os momentos difíceis e conflituosos vividos no período de isolamento. Insegurança, medo da contaminação, luto pela morte de familiares ou amigos, ansiedade, perda de recursos financeiros, adaptação a novos hábitos e rotinas. Estimular a solidariedade, a resiliência, a autoestima e a confiança, ajudará a minorar o impacto psicológico negativo desta pandemia.
Acreditamos que recomeçar na primavera é acordar para um novo ciclo! Os alunos na escola são como as flores nas árvores: enchem os espaços de uma enorme diversidade de cores, odores, sons e movimentos o que influencia positivamente o equilíbrio físico, mental e espiritual de toda a comunidade educativa.
Acreditamos também que a vacinação dos profissionais das escolas trará uma confiança relevante e indispensável para que o processo educativo possa renascer – dinâmico, motivador, promotor de boas aprendizagens e de crescimento saudável e harmonioso.
Desejamos que neste tempo de desafios e incertezas, todos (pais, alunos, professores e assistentes), encontrem maneiras de se reinventarem, mantendo a mente saudável para continuarmos a missão de preparar gerações para os desafios escolares e da vida!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

28 Junho 2021

Renascer

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho