Correio do Minho

Braga, quarta-feira

A promessa de uma UE mais forte e unida

O que nos distingue

Ideias

2017-03-28 às 06h00

Paulo Monteiro

Os chefes de Estado e de Governo de 27 países da União Europeia (faltou o Reino Unido ausente por estar de saída ?!...) assinaram, no sábado, a Declaração de Roma, 60 anos depois de Alemanha Ocidental, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo terem assinado no mesmo local o documento que viria a dar origem ao que é hoje a União Europeia.

“Construímos uma União única, com valores fortes e instituições comuns, uma comunidade de paz, liberdade, democracia, direitos humanos e Estado de Direito, uma grande potência económica com níveis sem paralelo de protecção social e prosperidade”... esta a frase que se encontra na declaração assinada por todos os chefes de Estado e de Governo. Todos se sentem orgulhosos de pertencer a esta União que se quer cada vez mais forte e unida e é para isso que se comprometem trabalhar cada vez mais.

E agora pergunto: é melhor estarmos isolados ou estarmos unidos? Claro que pertencer à UE é o melhor que nos podia ter acontecido. E não falamos só para nós (nesta altura recebemos mais de 11 milhões de euros/dia dos cofres europeus e foi a UE a grande responsável pelas infraestruturas que temos hoje no nosso país... estradas, escolas, hospitais, saneamento, etc, etc).

Já pensaram que nas duas guerras mundiais a Alemanha e a França lutaram uma contra a outra? E agora? Tivemos 60 anos de paz e com os dois países juntos a construir a Europa. E a reunificação da Alemanha ? E a democracia que foi devolvida aos países de Leste? Nada disto conta? Claro que sim... Hoje sinto orgulho de pertencer à União Europeia. E mais: tenho um ligeiro palpite de que lá no fim da linha... o Reino Unido ainda vai retroceder Esperemos para ver!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

19 Dezembro 2018

Parabéns ao IPCA

18 Dezembro 2018

O seu a seu dono!

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.