Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

A promoção do livro e das artes

Ganó el estilo Rueda*

A promoção do livro e das artes

Voz às Bibliotecas

2023-04-27 às 06h00

Rui A. Faria Viana Rui A. Faria Viana

As bibliotecas públicas desenvolvem diversas actividades com o objectivo de promoverem o gosto pela leitura e a formação de mais e de melhores leitores. Só assim faz sentido o serviço público que prestam à comunidade. Todo o esforço desenvolvido neste âmbito é meritório e deve ser entendido como uma mais valia, a par de outras iniciativas que se possam articular no âmbito da educação envolvendo também as escolas
Está a decorrer neste momento (15 a 30 de Abril), no Centro Cultural de Viana do Castelo, a segunda edição do “LER EM VIANA”, um evento cultural que adopta na sua designação o complemento de “festa do livro e das artes”, pela abrangência das áreas envolvidas. Contemplando uma vasta programação cultural, pensada para diferentes públicos, onde se incluem sessões de apresentação de livros e de autógrafos, conversas com escritores, recitais de poesia, conferências, espectáculos infantis, oficinas sobre ilustração, de práticas gráficas e de escrita criativa, este evento inclui ainda concertos musicais. A presença de vários livreiros, em representação das mais variadas editoras, distribuídos por 32 stands apresentados de forma cuidada e cativante para o público, é outra das muitas atractividades que marcam este certame com o qual se pretende divulgar o livro permitindo a sua aquisição a preços mais em conta por assumir as características das tradicionais feiras do livro.
No “LER EM VIANA” está presente a ideia de Festa pensada para um local privilegiado e central da cidade, o Centro Cultural, que garante condições excelentes e confortáveis para esta altura do ano, e, além disso, permite um fácil acesso a todos e proporciona uma permanência agradável no seu interior, se atendermos à maneira como foi organizado para receber a expo-feira do livro e as actividades paralelas que aí acontecem. Tudo isto, foi criteriosamente pensado por forma a dar dignidade ao livro, criando condições únicas que não encontramos noutro local. Este evento, surge também na continuidade das muitas feiras do livro anuais habitualmente realizadas no jardim público da cidade durante os finais do mês de Julho, mas que nos últimos anos vinham decaindo por falta de atractividade e de interesse, apesar de várias tentativas de melhoria que se tentaram implementar.
Esta mudança de paradigma levou a uma maior articulação com as escolas e à inclusão neste evento dos “Contornos da Palavra”, que se realizam desde 2010. O envolvimento de mais escolas e alunos foi também uma preocupação presente, aumentando-se o tempo de duração e de actividades programadas, proporcionando às escolas momentos de fruição cultural muito enriquecedores dos currículos dos alunos.
Como se refere na mensagem de abertura da programação da edição deste ano, “ao longo de duas semanas, somos desafiados a participar nas múltiplas actividades que constam desta programação de excelência do ‘LER EM VIANA’. É um tempo de fruição cultural, de educação estética e artística, de valorização da literatura, das artes, da cidadania. É um espaço aberto ao conhecimento, intergeracional e inclusivo. São bons motivos para sairmos de casa!”
Trata-se, de facto, de um acontecimento marcante na vida cultural da cidade, e um desafio à participação e à fruição de um conjunto de iniciativas programadas a pensar na valorização pessoal e colectiva dirigidas no sentido de uma sensibilização para as questões relacionadas com o livro, a leitura e as artes em várias das suas dimensões.
Vale a pena participar!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Bibliotecas

25 Janeiro 2024

Ler mais, mais alto

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho