Correio do Minho

Braga, sábado

- +

A quadra da Solidariedade

O regresso glorioso das freguesias!!!

A quadra da Solidariedade

Escreve quem sabe

2024-12-10 às 06h00

Margarida Pereira Margarida Pereira

Como já vem sendo habitual, neste nosso espaço de reflexão, aproveitamos o mês de Dezembro para partilharmos alguns pensamentos característicos desta quadra. Nesta altura do ano são inúmeras as ações que nos apelam a ajudar quem mais precisa.
SOLIDARIEDADE é, sem margem para dúvidas, uma das palavras que melhor caracteriza o mês que estamos a viver. Sendo dezembro o mês mais emotivo e conectado com quem nos é mais próximo, é fácil criarmos empatia pelas ações de solidariedade que nos rodeiam. Para muitas dessas ações, mais do que o contributo que podemos dar, a maior ajuda é quando nos associamos à causa e dispensamos algum tempo durante o ano para ajudar, pois a procura de voluntários que estejam verdadeiramente comprometidos a longo prazo é, por vezes, o maior desafio. Por que não aproveitar esta época para explorar alguma área que seja do seu interesse e integrar algum movimento solidário? Partilhamos, de seguida, algumas das causas que nos são mais próximas, não só porque os jovens cooperantes integram algumas delas, mas, também, porque quando se é voluntário dificilmente se fica apenas por uma organização; a longo prazo queremos sempre ir mais além e perceber como podemos aumentar mais o nosso contributo na sociedade.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro, mais especificamente a Delegação de Braga, é uma organização dinâmica que se foca em proporcionar condições para aprofundar o conhecimento da doença e as investigações associadas, mas, também, para dar apoio psicológico a doentes e familiares, apoio jurídico e também social. Contudo, está sempre em busca de voluntários que estejam disponíveis para ajudar, uma vez que, para todas as iniciativas, são sempre necessárias equipas de trabalho. Neste momento a Delegação de Braga da LPCC tem a decorrer uma venda solidária na Rua do Castelo, que apenas é possível realizar por existirem voluntários que oferecem o seu tempo para fazer turnos. E está prestes a iniciar o voluntariado hospitalar no serviço de oncologia, porque há pessoas empenhadas em dar generosamente o seu tempo a cuidar de outras pessoas.
Numa área distinta também a Refood está em busca de voluntários que possam dispensar pelo menos 2h semanais. Esta associação tem como missão recolher a comida que sobra dos estabelecimentos comerciais, para depois distribuir pelos mais carenciados. Recentemente partilharam que sentem dificuldade em ter voluntários suficientes para garantir o método de trabalho em alguns turnos.
Também a JovemCoop padece dos mesmos desafios que as entidades acima mencionadas. Muitas vezes somos forçados a adiar atividades devido à falta de recursos. Por exemplo, já pelo segundo ano consecutivo tivemos de fazer um apelo à comunidade para termos monitores para realizar o campo de férias “O Nosso Património”. A escassez de resposta, faz com que tenhamos de reduzir o número de participantes. Este é apenas um dos muitos exemplos que poderíamos partilhar.
Nesta época de solidariedade associamo-nos novamente à “Missão Põe Azeite”, que tem como objetivo a recolha de garrafas de azeite que irão preencher os cabazes entregues pela Comissão Social de São Victor às famílias que mais necessitam. Como sabemos, o azeite é um bem alimentar essencial, mas nas recolhas de alimentos acaba por ser escasso. Para fazermos a recolha das garrafas de azeite, organizamos, em conjunto com a Associação Braga Mais, um percurso histórico pela cidade tendo como tema “A Presença dos Congregados na Cidade de Braga”. O percurso tem início no Largo de São Paulo, dia 14 de dezembro pelas 10h. Para participar pedimos apenas o contributo de 1 garrafa de azeite por participante. Esta é a nossa forma de ser solidários com uma missão, ao mesmo tempo que nos aliamos a mais entidades e proporcionamos um momento convívio, aprendizagem e partilha.
Aproveite esta quadra para definir um objetivo pessoal, e dedicar em 2025 algum do seu tempo ao voluntariado, e se já o faz… porque não desafiar um amigo ou familiar a integrar um projeto do seu interesse?
Afinal, a Solidariedade vive-se todos os dias do ano!!

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

26 Janeiro 2025

Desculpas (In)Contornáveis

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho