Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

A recuperação das aprendizagens

Os amigos de Mariana (2ª parte)

Banner publicidade
A recuperação das aprendizagens

Voz às Escolas

2021-11-29 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos Hortense Lopes dos Santos

Nas últimas décadas, o sistema educativo português tem passado por várias fases, mas podemos considerá-lo um caso de sucesso quando comparado com outros países em aferições internacionais.
A situação de pandemia que vivemos desde março de 2020 provocou alterações significativas na vida de todos nós, mas em especial nos nossos alunos, nas famílias e nas nosssas escolas com repercussões nas aprendizagens e projetos em curso. As mudanças do calendário escolar em 2019/20 e em 2020/21, os períodos de confinamento e o ensino não presencial provocaram ritmos diferentes nas nossas escolas, com consequências que, todos aceitam, foram nefastas para as aprendizagens dos alunos.

O governo confrontado com estas dificuladades publicou orientações para a recuperação das aprendizagens, nomeadamente o “Plano 21/23 Escola+”. As escolas tiveram a possibilidade de adaptar estratégias e implementar novas medidas, aprofundando outras, sempre com o objetivo de proporcionar uma escola mais centrada na inclusão e apoio aos alunos, promovendo o sucesso de todos.
No Plano 21/23 Escola+, foram várias as medidas adotadas pelo nosso Agrupamento, algumas mais específicas, outras mais gerais, todas relevantes, começando pela nossa recem-galardoada EB1 de Gualtar de destacar, em colaboração com a Biblioteca, oficinas (Projeto Leituras do Mundo) e concursos de escrita criativa. Ainda no campo da leitura, leva à Escola Básica de Gualtar e à Escola Secundária Carlos Amarante o desenvolvimento dos projetos 10`a Ler e Clube de Leitores.

Nos tempos letivos dos alunos sem atividades letivas, por ausência imprevista dos professores, em cada escola do Agrupamento, foi organizado um conjunto de atividades de natureza lúdica, desportiva, cultural ou científica e/ou a existência de uma bolsa de professores, para substituição em sala de aula do professor ausente e aí desenvolvem um conjunto de atividades (por exemplo, no âmbito do projeto de educação sexual, educação para a cidadania, etc.).
No ensino básico (1ºciclo), cada escola gere, no âmbito da sua autonomia, os tempos constantes da matriz para que o total da componente letiva incorpore o tempo do intervalo entre as atividades letivas com exceção do período do almoço.
Na área da Literacia Digital, nas várias escolas do Agrupamento, são diversos os projetos a levar a cabo - Digital-Mente, Leituras do Mundo, Aos ombros de Gigantes, Milage, que recorrem fundamentalmente a ferramentas digitais. No caso de escolas do 1º ciclo, apostamos na oferta complementar de competências digitais para os alunos desenvolverem as mesmas. Os Serviços de Psicologia propõem os programas de Mentoria, combate ao bulling para os alunos do 2º e 3º ciclos na ESCA e em Gualtar.

O desporto escolar do Agrupamento oferece os seguintes projetos: três grupos equipas de voleibol, um grupo equipa de xadrez, um grupo equipa de futsal, três grupos equipas de orientação, três grupos equipas de andebol e outras atividades.
Ainda no âmbito do desporto escolar, acrescentamos o projeto “Desporto Escolar Comunidades“ que procura integrar toda a comunidade educativa: pais, alunos, professores e funcionários, através da atividade física desportiva. Neste sentido, há um horário na escola para sessões de manutenção da condição física e uma vez por mês organiza-se um percurso pedestre em trilhos da região.
São alguns exemplos das medidas implementadas e em curso, mas muitas outras poderemos apresentar. Está, pois, o Agrupamento globalmente empenhado na recuperação das aprendizagens dos nossos alunos, assim a crise pandémica deixe concretizá-los.
Saúde para todos.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

30 Junho 2022

Para reflexão...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho