38 anos de Amanhecer
Ideias
2018-03-07 às 06h00
Quando ligamos a televisão, ouvimos a rádio, ou lemos os jornais, sentimos muita gente em clima de euforia, porque a nossa economia está a andar a bom ritmo, estamos a viver melhor, as dificuldades a diminuir e até alguns já têm mesmo algum dinheirinho para gastar... Tudo boas notícias. Notícias que todos os governantes gostam de dar. Mas, depois, chegam os estudos, ou as notícias menos boas, e estragam a boa disposição. E um dos assuntos recorrentes é sempre o mesmo: a saúde. Já no sábado passado, o Expresso publicava na sua primeira página que Buraco desde a saída da Troika chega aos 1100 milhões e por isso perguntava: o que se passa com a nossa Saúde? O SNS nunca fez nem recebeu tanto. Pressão aumenta sobre o ministro Adalberto Campos Fernandes. Depois mais três títulos: Tempos de espera no cancro aumentam; Março é o mês de todas as greves e manifestações; Os casos de rutura nos serviços de norte a sul.
Pelos vistos as coisas não andam bem e vejo outros dados muito importantes no que diz respeito à saúde financeira dos portugueses: ontem mesmo foi apresentado o mais recente estudo da NOVA Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa, que refere que os portugueses faltaram a mais de meio milhão de consultas nos hospitais públicos, em 2017, por causa dos transportes. Ou seja: segundo o estudo, ficaram por realizar 539.824 consultas externas/especialidade nos hospitais públicos devido aos custos de deslocação e 260.905 devido à conjugação dos custos de transporte com as taxas moderadoras. E depois... há aqueles que vão ao médico mas não compram os medicamentos receitados porque não têm dinheiro... É um estudo que vale a pena ler com atenção. Para reflexão futura!
18 Janeiro 2021
17 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário