Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

A Semana da Alimentação

Os cidadãos continuam a confiar no trabalho da UE

A Semana da Alimentação

Voz às Escolas

2020-10-12 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

Há muito que a Escola André Soares apostou na promoção da educação para a saúde, com a criação de orientações nos documentos estruturantes como o Projeto Educativo e o Plano Anual de Atividades. O envolvimento dos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do Agrupamento permitiu, ao longo dos anos, desenvolver práticas que promovem comportamentos saudáveis e aumentam a literacia em saúde da comunidade educativa.
A parceria com a unidade de saúde (UCC Assucena Lopes Teixeira) e com outras entidades da comunidade local (Associações de Pais, Juntas de Freguesia, Câmara Municipal, Universidade do Minho, Juventude da Cruz Vermelha, etc.) tem permitido desenvolver projetos que foram/são enriquecedores e promotores de uma comunidade educativa mais saudável. O envolvimento dos alunos através da associação de estudantes, das bibliotecas escolares, do serviço de psicologia e de diversos departamentos curriculares nas atividades promovidas pelo Programa de Educação para a Saúde (PES) aquando da organização do Plano Anual de Atividades, permite uma planificação atempada, uma articulação efetiva e a integração das temáticas da saúde nos currículos de diversas disciplinas.
De realçar o excelente trabalho da escola no âmbito do Desporto Escolar como fator essencial para a promoção da atividade física.

A aposta no envolvimento dos encarregados de educação na promoção da saúde e bem-estar dos seus educandos, através de diversas iniciativas, é um percurso que ainda não está concluído e que de ano para ano está mais presente no Agrupamento André Soares.
Nesta fase da vida escolar (da vida do planeta), não deixamos cair estes ideais. Vamos comemorar, no âmbito da educação para a saúde, a Semana da Alimentação, ainda que de uma forma mais reservada, com regras mais rigorosas, preservando a saúde de todos.
Desenvolveremos um conjunto de atividades em contextos que não promovam/ /aumentem o contacto entre os alunos. Serão atividades diversificadas, divertidas e motivadoras.

A abertura da Semana da Alimentação, no dia dezasseis de outubro, será feita com o visionamento de um pequeno filme, em cada sala de aula, por todas as crianças/alunos do Agrupamento. Não faltará a fruta, alimento de grande poder vitamínico, indispensável. A semana seguinte será recheada de atividades enriquecedoras, brevemente divulgadas através de um programa elaborado em parceria com a Saúde Pública.
O investimento no reforço dos suplementos alimentares diários a alunos que manifestem essa necessidade, agora potenciada pela pandemia, está em curso. A escola, cada vez com menos possibilidades económicas, não cruza os braços. Tendo recebido, esta semana, um reforço de orçamento 2020 de educação para a saúde, aplicará esse auxílio na distribuição de lanches saudáveis (frutas, pão de centeio, leite, sumos naturais, …). E continuaremos a procurar soluções criativas para manter a escola um lugar de bem-estar.

Não temos a menor dúvida da necessidade urgente de transformação dos nossos hábitos alimentares. Vivemos uma oportunidade única para repensarmos, formarmos, ensinarmos, sensibilizarmos os mais jovens. Serão eles o maior contributo para a mudança, dada a influência que operam no seio familiar e na comunidade envolvente, garantindo a propagação da mensagem e a concretização de bons hábitos.
As escolas são um excelente lugar de transformação!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho