Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

A Semana da Leitura no Agrupamento André Soares

A importância do advogado nos dias de hoje

A Semana da Leitura no Agrupamento André Soares

Voz às Escolas

2023-03-27 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

Ano após ano, sempre com a crescente vontade de angariar leitores, mais leitores, … vamos embarcar na Leitura. Ler é viajar, ler é visitar lugares inacessíveis, revisitar memórias, conhecer mais mundo, alargar horizontes, compreender outras visões diferentes, outros olhares, desenvolver o pensamento crítico,...
Nesta semana, de dia 27 a 1 de abril realiza-se a Semana da Leitura e por isso o Agrupamento de escolas André Soares está em festa, a grande festa da leitura. Apresenta um programa arrojado, que abrange toda a comunidade, que integra todos os níveis de escolaridade, todas as crianças e todos os alunos, comunidade escolar, família, … uma prática enraizada nesta organização.
A Semana da Leitura é assumida por todos como mais uma oportunidade para o desenvolvimento de um dos principais objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento no Eixo 1: desenvolver competências de leitura, por via de um vasto e variado programa de atividades.
São muitas as atividades que desenvolveremos em todas as escolas e Jardins de Infância do Agrupamento e destinam-se a celebrar e incentivar o prazer de ler, com múltiplas atividades festivas que promovam a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores, em contexto de sala de aula, nas bibliotecas escolares, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, nos autocarros TUB, nos cafés, na rua…
O Agrupamento de Escolas André Soares pertence à comunidade de Escola Aler+ desde 2008 e tem, desde sempre, elevado a importância da leitura no sentido de desenvolver e aprofundar a sua cultura na comunidade escolar e educativa - alunos, docentes e não-docentes, famílias, amigos, …
Vamos iniciar com a Abertura Solene da Semana da Leitura, com a participação dos pais /encarregados de educação que, na sala de aula do respetivo educando farão a leitura de uma mensagem que homenageia o grande poeta Eugénio de Andrade, assim como um dos seus poemas.
Nos Jardins de Infância e nas escolas de 1º ciclo os pais serão também convidados para, ao longo da semana virem contar/ler uma história para as turmas, na atividade Conto com a família.
Envolveremos todos os alunos nas atividades em que muitas delas serão desenvolvidas, fora da escola, junto da comunidade escolar, nomeadamente: Leituras andantes, ALer+ em todo o lado, Poesia à Solta.
A pensar em todos alunos, haverá uma oficina de leitura, intitulada Montanhas de livros, que se destina aos alunos com baixos perfis de leitura.
Teremos como já é costume, em todas as bibliotecas, o Restaurante da Leitura, assim como a realização da Estafeta da Leitura em todas as escolas.
As turmas de 1º e 2º ciclo trabalharão a leitura e a compreensão leitora, na atividade Aler+ sobre as palavras.
Surpreenderemos a comunidade escolar com Leituras Inesperadas e com a Leitura aos Pedaços.
Convidamos também os alunos do 9.º ano a fazerem uma selfie com um livro que os tenham marcado que será depois mostrada num Mural de selfies Eu Li e Gostei.
Terminaremos a Semana da Leitura com participação no Sarau de Poesia de alunos do JI do Fujacal e alunos do 2º ano da EB1 de S. Lázaro, que se realizará no sábado dia 1 de abril, no auditório do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.
São passos ora curtos, ora largos. Num tempo em que o digital alastra (e que também promovemos), é fundamental incentivar a leitura nos jovens, pelo impacto no desenvolvimento de competências que tanto necessitam para a sua completa formação.
A escola é a grande obreira, onde se pode lançar a chama. Aprende-se a gostar de ler!
Que seja esta uma semana diferente! De grandes e boas leituras!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho