A responsabilidade de todos
Escreve quem sabe
2020-02-14 às 06h00
40 mil pesquisas por segundo evidenciam que a Google é a melhor forma de pesquisarmos por qualquer produto ou serviço nos dias de hoje. Em qualquer dispositivo e em qualquer lugar com acesso à Internet conseguimos saber que o 8º Rei de Portugal foi D. Pedro I, qual o horário de funcionamento da lavandaria mais perto de nossa casa ou o preço atualizado, em diversas lojas, do par de sapatos que há tanto queremos comprar.
Há largos anos que o paradigma mudou. Vivemos numa sociedade cada vez mais habituada a encontrar o que procura no Google, transformando a realidade anterior (em que o “passa a palavra” e a troca de referências eram a forma mais fácil e rápida de fechar negócios) e diminuindo o seu valor no mundo dos negócios.
Na próxima década, os indivíduos que vão compor a faixa etária responsável pela maior fatia de gastos numa sociedade (30-50 anos), farão parte de uma geração totalmente habituada a este novo paradigma de consumo e que não valorizará do mesmo modo o “passa a palavra” que as gerações anteriores. Isto terá impacto direto na forma como as empresas vão encontrar novas oportunidades de negócio, e é importante que quem toma decisões perceba, em primeiro lugar, que esta realidade é irreversível, e em segundo, o que fazer para se manter próximo do mercado nos anos que se seguem.
Empresas que não se adaptem a este novo mundo e que não invistam na sua presença digital serão, nos próximos anos, ignoradas e esquecidas por toda uma geração de cidadãos com poder de decisão nos lares e nas empresas. Daí ser essencial que a transformação digital ocorra o quanto antes nas pequenas e médias empresas para que possam estar preparadas para dar resposta a este novo paradigma.
Considero que o requisito mínimo para que uma empresa se apresente de forma atualizada nos meios digitais seja um website onde um potencial cliente da sua empresa consiga perceber de forma clara e inequívoca o que a empresa faz, e que essa mesma ferramenta tenha um design minimamente apelativo para transmitir sensações positivas a quem a encontrar, por exemplo através de uma pesquisa do Google. O objetivo é sempre garantir que, quem encontra o website de uma empresa através dos meios digitais tenha uma boa impressão da mesma e consiga saber de forma apelativa se é ali que está a solução para o problema ou oportunidade que o levou até ali.
Uma presença dinâmica e atualizada nas redes sociais e o investimento em AdWords (publicidade nas pesquisas do Google) também são aconselhados.
Cumprindo estes requisitos, vai conseguir certamente aumentar a visibilidade da sua empresa e mostrar uma imagem que transmita confiança, modernismo e especialidade naquilo que fazem. A melhor parte é que vai conseguir controlar tudo aquilo que se passa no seu website: de onde são os visitantes, o que vêem, quanto tempo ficam e quantos contactos são gerados.
A Internet é o maior centro comercial do mundo, onde qualquer empresa pode abrir a sua loja. Cabe aos gestores identificar a melhor estratégia para atrair visitantes até à sua “montra”, colocar os produtos da forma mais apelativa e convidar o público a entrar para que os negócios se concretizem.
19 Março 2024
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