Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

“A Voz Silenciosa” de Madalena Pinheiro

A saia comprida

“A Voz Silenciosa” de Madalena Pinheiro

Voz às Escolas

2020-04-16 às 06h00

Ana Maria Silva Ana Maria Silva

O grupo “Voltar à Escola” é constituído por antigos professores da Escola Secundária Martins Sarmento (ESMS). No ano de 2002, decidiram criar o projeto que designaram de “Voltar à Escola” e, desde então, a escola é um ponto de encontro de professores de diferentes gerações. Os seus responsáveis trabalham para manter uma ligação afetiva à ESMS aproveitando o saber e a experiência dos docentes aposentados, colocando-os ao serviço dos jovens que anualmente a frequentam.

Ano após ano, voltam à escola. Que coisa será esta que os chama, apesar de já não haver necessidade de cumprir horários? À volta da mesa fazem planos, mas já não são planos de aula. Fazem palestras com turmas variadas. Muitas delas oferecidas por antigos alunos, dando do muito que da ESMS receberam e vieram a valorizar. Organizam visitas a monumentos, a instituições e exposições. Convívios, encontros de amizade. Fazem questão de estar presentes na Ceia de Natal e participam nas Jornadas Culturais.

Habituados a pensar, ou melhor dizendo, a “sonhar”, ousam propor tudo o que possa contribuir para a valorização do seu tempo enquanto professores aposentados. Simultaneamente valorizam, também, a ESMS, lugar onde decorreu quase metade das suas vidas e onde levaram a cabo a nobre missão de ajudar muitas gerações de jovens a crescer em direção à idade adulta.

Contudo, e nas suas palavras, a mente nunca estará “desempregada”. O pensamento é livre e a imaginação prodigiosa. Eles não se deixam “pôr na prateleira” e na primeira quarta-feira de cada mês vão para a escola, com hora marcada, para continuar a desenvolver o seu trabalho e a surpreender com as suas ideias.

Em setembro de 2017, decidiram fazer a cópia manuscrita de “Os Lusíadas”. Convidaram os Vimaranenses a colaborar no que intitularam de “Dê 10 minutos à Língua Portuguesa”. Pretenderam não só homenagear a Língua Portuguesa, mas também propiciar o espírito de colaboração e de entreajuda e exercitar a escrita manual como meio de desenvolver a atenção e a destreza facilitando, desta forma, a memorização.

A ESMS aliou-se ao projeto, juntamente com a Sociedade Martins Sarmento e a Biblioteca Raúl Brandão. Uma turma do 12º ano de Artes Visuais, enriqueceu-o com a atividade “É Tempo de Ilustrar a Língua Portuguesa”. Muitos aderiram à iniciativa, dentro do país e além-fronteiras, tendo as últimas estrofes da grandiosa obra sido copiadas pelo Presidente da República, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa. E, assim, se concluiu a edição manuscrita de “Os Lusíadas”. Obra de muitas mãos, produto de caligrafias diferentes que pode ser consultada na biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.

Em março de 2020, o grupo “Voltar à Escola” voltou a surpreender-nos. Neste tempo em que a presença física se tornou praticamente impossível, “o homem continua a sonhar, e a obra a nascer”. Agora sonharam em dar voz à “Voz Silenciosa “, livro de poesia da autora vimaranense e antiga professora de Português da ESMS, Madalena Pinheiro. Mais uma vez, quiseram levar a Língua Portuguesa pelo mundo, através dos poemas da Madalena. Um projeto em que pessoas de diferentes países participaram e deram voz a muitos dos poemas da obra e que agora se torna audível em https://soundcloud.com/user-378942190-871822978
E ”A Voz Silenciosa” de Madalena Pinheiro tornou-se audível em agradecimento:
“As palavas escasseiam,
os olhos brilham, as faces humedecem-se
o coração acelera ao ritmo, ao som, de cada voz,
e não consegue parar de escutar cada uma delas:
umas familiares, umas distantes outras desconhecidas.
Fiquei longamente a pairar sobre o mágico momento,
deixando- me levar para espaços distantes.
Vi rostos que me sorriam harmoniosos, felizes,
ficaram gravados, na minha memória.
As palavras tornaram-se melodias, mais belas, mais poéticas.
Pensei profundamente - o poema só existe e perdura com o leitor
agarra-o,… e a sua voz dá-lhe brilho, vida.
Espero que «a voz silenciosa» se estenda a cada um,
com o eco das minhas palavras!
Bem haja a todos!”

Escrito com a colaboração de Maria Felismina Santos e Madalena Pinheiro do grupo “Voltar à Escola”

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

29 Junho 2020

Ikigai

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho