Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Acordo de Theresa May pela terceira vez...

A saia comprida

Acordo de Theresa May pela terceira vez...

Ideias

2019-03-29 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

John Bercow, o presidente da Câmara dos Comuns, deu autorização para que a primeira-ministra britânica Theresa May apresente hoje, pela terceira vez, o ‘seu’ acordo de saída do Reino Unido da União Europeia. Bercow tinha dito que se a proposta fosse a mesma não permitiria nova votação mas, agora, entende que há, de facto, alterações significativas... Mas a única que salta à primeira vista é que a votação vai conter apenas o acordo de saída do Reino Unido da UE mas sem a declaração política sobre as relações futuras: o anúncio foi feito já ontem pela ministra responsável pelos Assuntos Parlamentares, Andrea Leadsom. Mas há muitas dúvidas na legalidade desta ‘jogada’ de May, bem como se esta passará...

Mas o mais interessante de tudo isto é que a primeira-ministra britânica continua a insistir na Câmara dos Comuns para que a sua proposta seja aprovada. Vamos para uma terceira votação. Nas duas anteriores teve pesadas derrotas. Agora pergunto: só descansa quando lhe derem a votação que ela quer? E então não é jogar ‘ao chico esperto’? É que para fazer um novo referendo, a decisão do povo é soberana e este já tinha decidido e por isso não há direito a novo referendo. E o que é diferente em relação à Câmara dos Comuns? Quem elegeu os deputados britânicos? Onde está a maior decisão... no povo ou nos deputados? Parece que o jogo está um pouco viciado. E mais: não se compreende esta obsessão de Theresa May pelo Brexit quando, antes de ser primeira-ministra era uma grande defensora da continuidade na União Europeia. Há, de facto, coisas que não se compreendem!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho