Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Afinal beber ‘com moderação’ traz mais saúde

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2017-08-30 às 06h00

Paulo Monteiro

Muito recentemente a revista científica ‘Health Affairs’ divulgou um estudo realizado nos Estados Unidos pela Universidade do Michigan e pelo Instituto para Estudos Demográficos Max Planck, em que consumir bebidas alcoólicas, com moderação, só traz saúde. O mesmo estudo diz mesmo que a esperança de vida podia aumentar mais sete anos, caso os homens ingerissem menos de 14 bebidas por semana e as mulheres bebessem apenas sete no mesmo espaço de tempo. São boas notícias mas não se esqueça o termo... com moderação.

E a bebida, mais concretamente o vinho verde tem sido um dos temas aqui destacados por mim. E mais: tenho dito que os países nórdicos são grandes apreciadores do nosso vinho verde. Será por isso que a esperança de vida é maior? Ao ler este artigo do ‘Health Affairs’ tudo indica que sim...

Mas há mais notícias nesta edição da revista norte-americana e que diz algo que todos nós já sabemos: fumar faz mal. Num estudo elaborado igualmente pelos dois organismos, quem nunca tenha fumado e apresente um índice de massa corporal (IMC) inferior a 30, está certamente no bom caminho para acrescentar mais alguns anos à sua vida. A esperança de vida aumenta em cerca de quatro anos no homem e cinco anos nas mulheres.
Afinal são boas notícias.

Um bom copo de vinho, bebido com moderação, faz bem à saúde e traz mais anos de vida.
Não fumar... e em boa forma, dá sempre mais uns anitos de vida!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.