Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Agora falta a EB 2,3 Frei Caetano Brandão

A responsabilidade de todos

Banner publicidade

Voz às Escolas

2019-09-25 às 06h00

Joaquim da Silva Gomes Joaquim da Silva Gomes

O início do ano letivo, no Agrupamento de Escolas de Maximinos, está a ser marcado pelas obras de requalificação da Escola Secundária de Maximinos.
Trata-se de uma requalificação há muito aguardada pela comunidade educativa, desde o tempo das intervenções efetuadas nas escolas Secundárias de Braga, há cerca de dez anos. Ao longo desta última década, foram vários os pedidos, a insistência, as manifestações, para que a Escola Secundária pudesse ser intervencionada, à semelhança do que aconteceu com as suas congéneres, numa ação que pudesse também contribuir para a fidelização de alunos e atrair outros, das freguesias circundantes.
As obras de requalificação da Escola Secundária irão decorrer em duas fases: a primeira fase, que se iniciou no princípio de setembro, divide-se em duas etapas. Na primeira etapa, serão requalificados três blocos, numa intervenção que irá durar até maio de 2020.

Na segunda etapa serão requalificados os três restantes blocos, estando prevista a conclusão da sua intervenção para janeiro de 2021.
O bloco, onde se encontra a cantina escolar, será intervencionado no próximo verão, aquando das férias escolares, de maneira a que não cause qualquer tipo de transtorno aos alunos.
Daqui a um ano e meio a Escola Secundária de Maximinos irá proporcionar à sua comunidade escolar, principalmente alunos, professores e assistentes técnicos e operacionais, condições de grande conforto, com salas de aula, vários gabinetes de trabalho e ainda uma biblioteca escolar moderna e aprazível.
A segunda fase, que ainda não está agendada, ficará marcada pela construção de um corredor de edifícios, entre o conjunto dos dois blocos, e que terá, entre outras valências, um auditório com capacidade para cerca de 350 lugares.

Com as obras a decorrerem, ao mesmo tempo que decorrem as aulas, há um conjunto de procedimentos de segurança que é indispensável assegurar. Neste sentido, em breve será realizado um simulacro, que permita a toda a comunidade educativa saber como agir em caso de alguma anormalidade.
Para que o Agrupamento de Escolas de Maximinos seja reconhecido, ainda mais, como uma escola de referência, é importante premiar outra escola do Agrupamento com obras de requalificação. Refiro-me à Escola E B 2,3 Frei Caetano Brandão. Trata-se de uma instituição com sensivelmente os mesmos anos da Escola Secundária, frequentada por alunos desde o 5.º ao 9.º anos, com vários projetos inovadores e com dinâmicas muito próprias. As obras de remodelação nesta escola são uma necessidade e são reconhecidas pelas várias entidades, desde a Câmara Municipal de Braga até ao Ministério da Edu- cação, passando pelos diferentes partidos políticos, com representação parlamentar.

A persistência das nossas ações, quando justas, é sempre reconhecida. E, desta forma, os objetivos são mais facilmente alcançáveis. Por isso, estou convencido de que em breve poderemos assistir à reabilitação da EB 2,3 Frei Caetano Brandão.
A remodelação desta escola corresponderia a um ato de justiça e seria o coroar das boas práticas aqui desenvolvidas. Basta recordar que há cerca de quatro meses a E B 2,3 Frei Caetano Brandão foi galardoada com o prémio da melhor instituição de ensino de Braga, através dos Galardões “A Nossa Terra”. Há dois anos tinha sido a Escola Secundaria de Maximinos. Nos últimos três anos, o nosso Agrupamento foi premiado por duas vezes com este prestigiado galardão.
Para além disso, as boas práticas deste Agrupamento têm sido noticiadas por vários órgãos de comunicação social, alguns de grande alcance nacional, os quais dedicam várias páginas ao nosso Agrupamento.
Este reconhecimento público advém dos vários projetos aqui desenvolvidos, que tornam o Agrupamento de Escolas de Maximinos um local de liberdade e de formação de cidadãos interventivos e colaborantes com a sociedade que os rodeia.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

14 Março 2024

Para que conste...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho