Correio do Minho

Braga, sábado

Agrupamento André Soares: mais por mais!

Transtorno obsessivo compulsivo por compras: Oniomania

Voz às Escolas

2012-09-10 às 06h00

Maria da Graça Moura

Mais um ano letivo repleto de novos desafios! Continuamos a aguardar uma requalificação, nunca deixamos de a esperar, sabendo que este desejo, tão fortemente aconchegado em toda a comunidade, vai exigir uma concentração de esforços para ajustar uma série de recursos e formas organizativas que minimizem os prejuízos que, porventura, possam surgir nas dinâmicas de arranque do ano letivo. Nada que não se supere perante a expectativa que toda a comunidade educativa projeta numa grande mudança.

É a pensar na melhoria das condições físicas que a comunidade escolar tem vindo a (des)construir práticas e procedimentos, na procura de soluções educativas que ajudem, de forma articulada e integrada, a proporcionar as melhores condições para que cada criança e jovem do agrupamento construa, com sucesso, todo o seu percurso escolar. Num tempo em que tudo se pede à escola, e em que à função docente se atribuem tantas tarefas educativas, só uma atitude inovadora é capaz de responder aos desafios educacionais emergentes.

A inovação requer de todos os parceiros envolvidos uma atitude de cooperação, de negociação e de construção permanente de quadros de pensamento, linguagem, procedimentos e atitudes. Ora, tem sido neste sentido que a prática reflexiva dos docentes assenta, na diversidade de metodologias, na ampliação de estratégias, na variedade de experiências e na utilização de todos os recursos conducentes com os modelos interativos e participativos.

O agrupamento tem evidenciado uma conduta conducente com a sua missão educativa, de proporcionar um ensino de qualidade, que potencie a formação integral dos alunos e o desenvolvimento humano global e harmonioso, envolvendo todas as dimensões da vida - física, intelectual, afetiva, social, artística, moral e, assim, contribuir para a construção de uma sociedade justa, democrática e solidária.

A diversidade cultural e linguística hoje presentes no agrupamento está confirmada pela presença crescente de alunos estrangeiros que falam outras línguas, que não o português, e pertencem às mais variadas origens culturais.

O acolhimento destes alunos na escola coloca o desafio de integrá-los e inseri-los no processo de escolarização, para que lhes sejam garantidas as mesmas oportunidades de progresso escolar. Por outro lado, constitui um repto de cidadania democrática, à escola pública, levando-a a assumir-se como escola mais ampla.

Nesta perspetiva, o agrupamento de escolas André Soares, no entendimento de que educar para a cidadania pressupõe um diálogo e uma reflexão permanentes sobre as experiências vividas e as preocupações sentidas pelos alunos no seu quotidiano, no que concerne a direitos e obrigações cívicas, culturais, políticas, sociais e ambientais, bem como a abordagem de temas relevantes, instituiu, no âmbito da oferta complementar as seguintes temáticas: +cidade para o 5ºano; +cidadania para o 6º ano; +saúde para o 7º ano; +ambiente para o 8º ano e +futuro para o 9º ano.

Ambicionamos ajudar a construir, de modo sistemático e permanente, níveis e formas mais elevadas de educação e de formação, tendo sempre em vista a plena realização do ser humano.
Este investimento educacional é feito na convicção permanente de que educar é criar as condições para que os jovens desenvolvam todas as suas capacidades e em todas as dimensões, de modo a tornarem-se capazes de tomar nas suas mãos a condução da sua própria educação num sentido construtivo, positivo, otimista e saudável.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

12 Novembro 2018

Realidade Complexa

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.