Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Ajudar a ajudar no Hospital de Braga

A Confiança, uma vez mais

Ajudar a ajudar no Hospital de Braga

Ideias

2019-10-28 às 06h00

Felisbela Lopes Felisbela Lopes

A necessidade estava identificada: cada serviço de internamento do Hospital de Braga dispõe de uma sala para os doentes que precisa de melhoramentos significativos. Sem dispor de folga financeira para tal empreitada, como poderia a Liga de Amigos deste Hospital ajudar? Reunir (boas) vontades. Assim fizemos e temos ficado de coração cheio perante tanta generosidade.
Somos um grupo pequeno. Carlos Valério, Cristina Fontes, Fátima Faria, Idalina Russell e eu própria constituímos a direção da Liga dos Amigos do Hospital de Braga, a que tenho a honra de presidir. Há pouco tempo chegou-nos a informação de que os serviços de internamento têm salas para doentes que carecem de uma recuperação de fundo. Desde o primeiro momento, agarrámos o desafio. Porque julgamos que os doentes necessitam de algum conforto, quando estão hospitalizados.

Havia, no entanto, um problema: não tínhamos qualquer verba para reabilitar esses espaços. Falamos de 16 salas. Conversámos com a entidade gestora do edifício, discutimos soluções com arquitetos de espaços interiores, pedimos orçamentos... O investimento não é elevado, mas para quem não gere orçamentos qualquer verba parece excessiva. Para começar a rasgar caminhos, resolvemos organizar um jantar solidário: 8 de novembro, no Meliá, aberto a todos. No hotel escolhido, aceitaram de bom grado as condições que fixámos. No Colégio Dom Diogo de Sousa disponibilizaram-se logo para criar um momento musical a cargo de 70 estudantes. Na Escola Secundária Alberto Sampaio, um grupo de alunos vai conceber o desenho das paredes. Quando telefonámos ao Jorge Gabriel e ao Alan, ambos acederam de imediato a participar numa tertúlia durante o jantar.

Tudo parecia estar a correr tão bem. E se... arriscássemos recuperar três salas em vez de projetar esta iniciativa apenas para uma sala? Eis-nos novamente agarrados ao telefone. O Sporting de Braga, através do seu projeto solidário, disponibilizou-se para apoiar duas salas. Depois, uma outra empresa prontificou-se para se constituir como mecenas de uma outra sala. A seguir surgiu outra, e outra e outra... Neste momento, temos apoios para 10 salas. Faltam 6 e faltam 10 dias para o jantar, tempo suficiente para que o nosso sonho se cumpra na íntegra: ter verba disponível para recuperar as salas de todos os internamentos.
É verdade que cada um de nós que está na Liga de Amigos do Hospital de Braga tem limitações de disponibilidade de tempo para aí trabalhar. Mas também é um facto que acabamos por encontrar espaço nas margens do tempo dos nossos afazeres profissionais, na certeza de que faz todo o sentido estarmos ali, dando muito pouco para o muito que recebemos: sinais que revigoram a nossa vida. Tenho a certeza de que é assim que pensam os nossos mecenas que se colocaram, desde o primeiro momento, na fila da frente para colaborar connosco em prol de uma maior humanização do Hospital de Braga.

Não sei o que sente um doente durante um internamento, porque nunca estive nessa condição, mas sei o que sentimos enquanto familiares de pacientes que lutam pela vida na cama de um hospital. São momentos que nos marcam para a vida toda. Transformar espaços hospitalares em ambientes de maior conforto é uma oportunidade dada à Liga que nós agradecemos em nome de todos os doentes que por lá irão passar.
Faltam 10 dias para o jantar do dia 8, cuja inscrição está aberta a todos no site do Hospital de Braga. Já não será uma iniciativa para reunir verbas para arranjar uma sala. Será um momento de celebração. Para dizer obrigada aos nossos mecenas, gente muito generosa que nos faz acreditar num futuro pleno de esperança. Deixo aqui o convite para que se associe a nós. Porque tudo isto só faz sentido se estivermos todos juntos.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

21 Janeiro 2020

A vida continua

21 Janeiro 2020

Final for Braga

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.