Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Aluno centro da aprendizagem

A importância do advogado nos dias de hoje

Aluno centro da aprendizagem

Voz às Escolas

2024-01-29 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

Todos os dias o professor leva às costas uma mochila carregada! Carregada de ideias, métodos, estratégias, planos, invenções e criações para promover o sucesso do seu trabalho. Sucesso esse que se calcula em função do aluno, das competências e das aprendizagens efetivas que desenvolve, do seu progresso, da sua vontade, atitude, envolvimento nas tarefas e na vida da escola.
Consta dessa mochila o crescente recurso a metodologias diversas, ativas, utilizando cada vez mais plataformas de aprendizagem que permitem desenvolver a autonomia, fazendo do aluno o centro de todo o processo.
O Plano 21|24 Escola + aposta na recuperação de aprendizagens em todas as áreas, promovendo o recurso a metodologias motivadoras, inclusivas. Reconhecendo a importância da atividade que o aluno realiza e da reflexão que sobre ela efetua, do papel do professor na definição de estratégias de ensino-aprendizagem diversificadas e do uso da tecnologia de uma forma crítica e inteligente, há diversas plataformas disponíveis às quais recorremos no Agrupamento André Soares.

A plataforma MILAGE APRENDER+ vem ao encontro deste objetivo, permitindo implementar um modelo pedagógico inovador de aprendizagem, num ambiente gamificado, com vídeos educacionais e com um esquema de autoavaliação e de avaliação por pares que promove a reflexão e estimula uma aprendizagem ativa centrada nos alunos.
O presente Plano de Inovação e de Promoção do Sucesso Escolar implementado no AE André Soares e em mais nove agrupamentos em Braga, com o apoio da autarquia, tem como finalidade promover a construção e/ou reforço de espaços de ensino-aprendizagem, que permitam responder de forma eficiente, eficaz e motivadora à diversidade de alunos procurando diminuir as desigualdades e fomentar aprendizagens significativas e desafiantes. A plataforma HYPATIAMAT com objetivos de promoção do sucesso escolar aliado à utilização das TIC em sala de aula é outro importante meio de desenvolvimento do gosto dos alunos, neste caso especificamente pela Matemática e que, no Agrupamento André Soares, está mais focado nos alunos do primeiro ciclo, estrategicamente para o desenvolvimento do cálculo mental.

São oportunidades de capacitação dos professores para a utilização de meios tecnológicos na sua prática letiva e inovação nos recursos e metodologias promovendo o desenvolvimento das competências enunciadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória; de capacitação dos alunos para a utilização das plataformas como um recurso educativo; de desenvolvimento de uma comunidade de partilha de professores e alunos autores; de promoção da construção de recursos didáticos, inovadores, criativos e personalizados, de participação em campeonatos a nível municipal e nacional e crescente exploração de outros jogos e APP de acordo com as necessidades/solicitações da cada conjunto de alunos.
Os resultados, a avaliar pelas prestações dos alunos e pelo interesse com que se envolvem nestas atividades, são a prova de que é urgente mudar as práticas, ajustando com equilíbrio, melhorando um pouco todos os dias.
Sempre para construir melhor escola!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho