Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Alvarinho de Monção em grande na Essência do Vinho

Um ciclo que se abre

Ideias

2017-02-28 às 06h00

Paulo Monteiro

Quinta de Santiago Alvarinho Reserva 2015, elaborado por Nenúfar Real, em Monção, foi o grande vencedor no que a vinhos verdes diz respeito na edição deste ano da ‘Essência do Vinho’ que decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto. Um vinho que entrou no ‘Top 10 dos Vinhos Portugueses’ e foi considerado pelo júri o segundo melhor vinho na categoria de brancos.

Foi desta forma que os vinhos verdes saíram prestigiados com este magnífico prémio, uma vez que na decisão estiveram presentes 40 especialistas (jornalistas, críticos de vinhos e sommeliers) de 12 nacionalidades distintas e que avaliaram um total de 61 vinhos portugueses, já pré- -seleccionados pelo painel de provas da revista ‘Wine’.

O Quinta de Santiago Alvarinho Reserva 2015 foi, igualmente, elogiado por muitos dos enólogos, críticos e jornalistas presentes no certame fora do júri, chegando mesmo a ser considerado o melhor branco...

O certo é que a região de vinhos verdes esteve em peso na ‘Essência do Vinho’ deste ano e, em particular a região Monção/Melgaço, onde não faltaram os grandes nomes do alvarinho numa clara aposta na expansão desta casta apreciada já por milhões de pessoas. Aliás, o elogio ao vinho verde tem de ser feito duplamente, uma vez que foi o único que conseguiu subir nas exportações. Enquanto as exportações da generalidade dos vinhos caíram 1,1%, em 2016, o ‘verde’ cresceu 10%, afirmando essa subida sucessiva nos últimos 12 anos. É obra e mostra a vitalidade do Minho, a sua aposta no vionho verde e no sucesso que granjeia além fronteiras.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.