Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Ambiente e clima preocupam todos os europeus

Transparência na gestão da coisa pública

Ambiente e clima preocupam todos os europeus

Ideias

2020-03-11 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Cerca de 94% dos cidadãos de todos os Estados-Membros da União Europeia afirmam que a protecção do ambiente é importante a nível pessoal. Além disso, 91% dos cidadãos afirmam que as alterações climáticas constituem um problema grave a nível da UE. De acordo com 83% dos inquiridos, é necessária legislação europeia para proteger o ambiente. Estes resultados estão no Inquérito Eurobarómetro publicado recentemente e que revela que os inquiridos desejam que sejam envidados mais esforços para proteger o ambiente e consideram que essa responsabilidade deve ser partilhada pelas grandes empresas, pela indústria, pelos governos nacionais e pela União Europeia, bem como pelos próprios cidadãos. Os inquiridos consideram que as formas mais eficazes de resolver os problemas ambientais consistem em “mudar a forma como consumimos” e “mudar a forma como produzimos e comercializamos os produtos”.

De acordo com as conclusões do inquérito, as três principais questões ambientais são as alterações climáticas, a poluição atmosférica e os resíduos. Mais de três quartos (78%) dos inquiridos consideram que as questões ambientais têm um efeito directo sobre o seu quotidiano e a sua saúde. Mais de oito em cada dez cidadãos manifestam-se preocupados com o impacto das substâncias químicas presentes nos produtos de uso quotidiano. Mais uma vez ficou provado que há preocupação, e muitas, dos cidadãos europeus. Por isso, de que estamos à espera? Mãos à obra. Vamos melhorar o nosso ambiente!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho