Correio do Minho

Braga, quarta-feira

André Soares: um mundo novo num espaço velho!

Saúde escolar: parceiro imprescindível das escolas de hoje

Voz às Escolas

2011-11-14 às 06h00

Maria da Graça Moura

Poderia eu falar de outro assunto? A André Soares (AS), sede de um grande agrupamento de escolas, desde a Ponte Pedrinha até Fujacal, S. Lázaro, Carandá, tem sido notícia nos diários de Braga! Não pelos melhores motivos, mas pelas consequências do seu estado físico. Poucos bracarenses deixarão de saber que há tempos, há que tempos, se fala das obras da AS! Muitos são os que levam os seus filhos à escola, voltando a ela, pois já eles a frequentaram. E já nessa altura a escola era velhinha!

Não será por falta de vontade dos responsáveis que se encontra no estado atual. Há um projeto concluído, publicamente apresentado, o concurso para adjudicação da obra terminou e, tal como garante a autarquia, tudo o que da sua responsabilidade depende está em ordem. Acreditamos que seja desbloqueada a verba, mesmo vivendo nós a maior crise económica e financeira da nossa democracia!

Entretanto, vamos fazendo pequenos arranjos, não podemos desperdiçar recursos, uma vez que as obras chegarão! E assim a escola chegou a este estado!
As últimas chuvas foram um aviso! A Câmara Municipal está a resolver, provisoriamente, o problema das infiltrações! Caso não haja obras, será imperativo substituir toda a cobertura.
Entretanto, aguardamos!
E mesmo assim…

A AS tem um dinamismo ímpar! Com mais de mil alunos, sede de um agrupamento com mais de dois mil, promove verdadeira educação! Abrange a dimensão científica, artística, cultural, desportiva, humanitária, a real formação de cidadãos com capacidade para lutarem pela sua felicidade e pela dos outros!

Aposta no desenvolvimento do currículo, pelo empenho e envolvência dos docentes do agrupamento, do pré escolar ao 3.º ciclo. Os alunos vivem um percurso sequencial e articulado de aquisição de conhecimentos e de desenvolvimento de competências, num crescendo de formação integral!

Promovemos o sucesso educativo! Os resultados da avaliação externa estão acima da média nacional, são inúmeros os alunos que integram os quadros de mérito, realçando o enorme va-lor de uma cidadania no seu melhor!

Docentes e não docentes são o motor de motivação, envolvendo o agrupamento em projetos promotores da formação integral dos alunos - desporto escolar, com resultados desportivos de topo, mas sobretudo de formação de pessoas em toda a sua dimensão, Parlamento dos Jovens, levando até à Assembleia da República jovens com ideias e uma capacidade ímpar de argumentar em sua defesa, Entre Palavras, Educação para a Saúde, tornando mais saudável a vida dos alunos, projetos piloto/inovadores com novas metodologias no desenvolvimento do currículo, programas de aprendizagem ao longo da vida, ultrapassando fronteiras, partilhando experiências com escolas da Europa, promoção de leitura, somos escola aLer+, atirando os índices de leitores para números nunca pensados, 3 bibliotecas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares, o Sabão da Avó, reciclando óleo usado, clube de cerâmica, culinária, arte e pintura, teatro, dança, ciência, matemática, apoios educativos, tutorias, palestras, formação contínua, atividades dos projetos curriculares de turma, exposições, visitas de estudo, campanhas de voluntariado, currículos específicos, a parceria com a escola de Música, concretizada em turmas de ensino articulado, atividades educativas no Estabelecimento Prisional, protocolos com entidades de extrema importância para o desenvolvimento da comunidade!
A Escola André Soares contribui para que Braga seja humanamente melhor!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

17 Setembro 2018

“Bons e maus Papeis”

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.