Correio do Minho

Braga,

- +

Ano letivo especial de 2020-2021

Como ativar territórios e criar novos destinos

Ano letivo especial de 2020-2021

Voz às Escolas

2021-06-09 às 06h00

Ana Maria Silva Ana Maria Silva

Quase a terminar o ano letivo, olhamos para a ESMS e refletimos sobre o caminho percorrido. Apesar de todos os constrangimentos, mais uma vez a escola cumpriu a sua missão: trabalhou com os seus alunos para desenvolver neles a capacidade para pensar, para tomar decisões e a iniciativa para poder agir. Com responsabilidade e dedicação, todos os profissionais da Martins Sarmento garantiram as condições para que as melhores aprendizagens pudessem acontecer, mesmo em contexto de pandemia.
No contexto atual, o desafio colocado à escola impunha respostas alternativas para não nos deixarmos vencer pelas dificuldades, que, dia após dia, iam surgindo. O profissionalismo que nos caracteriza levou-nos a encontrar as melhores respostas, transformando as dificuldades em oportunidades e, desta forma, ir em frente com a nossa tarefa coletiva de trabalhar para que cada aluno pudesse atingir o sucesso.
Este desafio estendeu-se ao pessoal não docente. Todos fazemos parte de uma escola pública capaz de proporcionar uma atmosfera de tranquilidade. Podemos afirmar que assistentes operacionais e assistentes técnicos constituem-se como o garante do bom funcionamento na nossa instituição, criando uma atmosfera acolhedora para todos os que diariamente aqui trabalham ou que nos procuram.
A história da ESMS vai-se construindo com todos os que trabalham nesta instituição centenária e, este ano letivo de 2020-2021, foi um ano especial. Todo ele marcado pela pandemia, obrigou-nos a alterar a forma de funcionar, a forma de trabalhar com os nossos alunos, a forma de ser professor e não nos permitiu celebrar o nosso aniversário como tínhamos inicialmente planeado: envolver todos os que ajudaram a consolidar esta instituição na comunidade, na região e no país. Não estiveram todos presentes, mas pudemos chegar a todos através do digital. A semana de comemorações revestiu-se, assim, de simbolismo e contribuiu para o fortalecimento da nossa comunidade educativa.
Ao longo da nossa história, temos sido uma escola flexível para aprender o que ainda não sabe, humilde para reconhecer o que ignora, disponível para inovar e permeável para ser empreendedora rumo ao futuro e ajudar os nossos alunos em todas as áreas do saber. Os projetos que conseguimos desenvolver ao longo deste ano deixam o testemunho da nossa capacidade permanente de vencer desafios e de deixar marcas naqueles que fazem parte da nossa instituição
A semana de comemorações dos 130 anos, a IV Mostra de Projetos e a II Exposição Virtual de Cidadania e Desenvolvimento são o reflexo do dinamismo que define a Martins Sarmento. Na semana de 10 a 14 de maio, celebramos o aniversário da Escola. Todas as atividades podem ser revistas a partir das reportagens da Liceu TV, disponível em https://www.youtube.com/user/ESMSARMENTO O dia 2 de junho foi dedicado à IV Mostra de Projetos. Aí, demos visibilidade ao trabalho que desenvolvemos com os alunos dos cursos profissionais numa lógica de capacitação para enfrentar os desafios da vida. A Mostra pode ser visitada em https://sites.google.com/esmsarmento.pt/mostraesms2021/página-inicial?authuser=0
Mas, 2021, também foi tempo para a II Exposição Virtual Cidadania e Desenvolvimento cuja abertura ocorreu no dia 07 de junho e pode ser visitada em
https://sites.google.com/esmsarmento.pt/cidadaniadesenvolvimento
Nas palavras da Associação de Estudantes “Os projetos de Cidadania e Desenvolvimento permitem aos alunos explorar e conhecer tópicos diferentes — assuntos que não vêm necessariamente nos livros, mas que são tão ou mais importantes do que os que realmente vêm. É essencial educar tendo em vista a diversidade, a solidariedade e a tolerância. [...] Juntos podemos criar coisas extraordinárias.”
E, na ESMS, continuamos a trabalhar para, em conjunto, criarmos essas coisas extraordinárias para os problemas do momento atual e do futuro. A todos, pessoal docente e não docente, alunos e pais, MUITO OBRIGADA. Só em conjunto continuaremos a levar a ESMS mais longe!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

04 Junho 2021

Escolas com História

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho