Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Ano Novo - Alimentação Nova

“10 palavras no caminho? Apanho todas. Um dia construo uma ponte.” HUMOR

Ano Novo - Alimentação Nova

Voz à Saúde

2021-01-02 às 06h00

Aline Fernandes Aline Fernandes

No ano de 2020 reinou a resiliência, persistência e adequação à uma nova realidade, certamente nos dará mais oportunidades para nos tornamos ainda mais fortes para dar valor ao nosso bem-estar e à nossa saúde para o Novo Ano de 2021.
Com a entrada do novo ano sentimos uma incrível motivação para realizar novos votos, promessas, metas e concretizar desejos antigos que deixamos para trás no ano que passou.
Devemos aproveitar o despertar do novo ano para definir objetivos.
Estabelecer quais são as suas metas é o primeiro passo para seguir um caminho de sucesso em sua vida. Depois de defini-las muito bem, é o momento de estabelecer como chegar até elas.
E porque não aproveitar o Novo Ano de 2021 para se decidir por uma reeducação alimentar em conjunto com a prática de atividade física?
Assuma um compromisso com o seu bem-estar e com a sua saúde.
Na passagem de ano, milhões de pessoas fazem as suas resoluções de ano novo. Perder peso e comer de maneira mais saudável estão entre as decisões mais populares. Mas pesquisas mostram que somente cerca de 10% cumprem as suas promessas.
Richard Wiseman - Psicólogo da Universidade de Hertfordshire, realizou um estudo onde analisou as pessoas que abandonaram as suas resoluções e as pessoas que as cumpriram e elaborou uma lista com 5 dicas básicas relacionadas à reeducação alimentar:
1- Não deixe as comidas “tentadoras” à vista;
Usar potes opacos é boa ideia para manter guloseimas à distância.
2 - Use recipientes menores e mais estreitos para bebida;
Copos mais finos dão a impressão de carregar mais líquido.
3 - Faça pequenas mudanças na rotina para queimar as calorias;
Trocar elevador por escadas pode ajudar a queimar calorias.
4 – Sirva refeições em pratos menores;
Pratos menores dão a impressão de estarem mais cheios de comida.
5 - Faça um diário para acompanhar sua evolução;
“Honestidade é a melhor política”, afirma o pesquisador britânico.
Entre as estratégias usadas para o ajudar no cumprimento das resoluções, o pesquisador cita ainda que outra estratégia é contar os seus objetivos a amigos e familiares. Assim, tanto o apoio como o medo do fracasso estimulam as pessoas a obedecer às suas resoluções.
Chegar a um objetivo vai além de visualizar o seu destino final. É necessário pensar nos passos que levarão você até lá.
Para isso, é importante começar pensando em tudo que precisa para chegar a sua meta. Com isso em mente, faça um plano, definindo os passos e datas. Ou seja, o que precisará realizar e concretizar naquele mês para atingir o seu objetivo final.
Saber comer não significa necessariamente comer pouco ou deixar de comer o que gosta. Ter uma alimentação balanceada não serve apenas para perder peso, mas sim na melhoria da qualidade de vida e no tratamento de patologias associadas ou desencadeadas por uma má alimentação. Por isso, depois de procurar um nutricionista para elaborar um plano alimentar completo, variado e equilibrado, pode monitorizar tudo o que é consumido e mudar de hábito de uma vez por todas. E para o ajudar nisso, existem aplicativos e serviços que permitem criar um diário sobre as suas refeições e atividade física, preparar receitas saudáveis e até a estimular no maior consumo de água durante o dia.
Vários estudos comprovam que manter um registo do que come ajuda-o a prevenir e a parar de ingerir alimentos em excesso.
As tecnologias dos aplicativos para smartphones e computadores apresentam um grande potencial para serem utilizadas como ferramentas de prevenção e tratamento da pré-obesidade e obesidade, visto que estão incorporadas ao quotidiano de grande parte da população.
Estes aplicativos ajudam-no a controlar a sua ingestão alimentar e a comer de forma mais saudável, fazendo com que seja mais fácil registar o que come.
Procure um nutricionista e utilize estes poderosos aliados para alterar o seu estilo de vida e cumprir a sua meta para o ano de 2021!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho