Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

António Celestino na biografia de Jorge Amado

Uh Uh, os meus óculos de Sol- Novas regras balneares durante a pandemia

António Celestino na biografia de Jorge Amado

Ideias

2020-02-03 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

A jornalista e historiadora Joselia Aguiar acaba de editar uma biografia de Jorge Amado. Como todos sabemos a vida do escritor brasileiro cruzou-se com a do escritor povoense António Celestino. Mas, neste livro, infelizmente, isso parece não ter muito significado. São poucas as referências aos dois e às inúmeras passagens do escritor brasileiro pelo Minho onde esteve tantas vezes e onde fez muitos amigos e onde adorava a gastronomia, em particular o bacalhau do Vítor e as bolas de Berlim do Zé Natário. Tudo isso nós sabemos, mas Joselia Aguiar pouco ou nada narrou. Celestino nasceu na vila da Póvoa de Lanhoso a 24 de Maio de 1917. Em 1939, emigrou para o Brasil e mais tarde conheceu Jorge Amado.

Trabalhou na Banca e em terras brasileiras casou e teve três filhas; uma delas, Mariinha casou com João Jorge, filho de Jorge Amado.... “O agora psicólogo João Jorge se juntaria a Maria, filha de um português amigo seu, residente na Bahia, António Celestino, executivo de um grande banco”, escreve Joselia sobre o assunto. Em relação ao Minho e à gastronomia também as discriçoes são poucas:?“(...) ia com Zelia e o anfitrião Nuno Lima de Carvalho, gerente da rede hoteleira, a pequenos passeios em vilas não muito distantes, como Sintra, Ericeira, Mafra e Queluz. Seguia por vezes até ao interior, Évora, a capital do Alentejo; subia até o norte, chegando a Guimarães e Minho. Em Viana do Castelo, onde voltara a residir o amigo Antonio Celestino, se tornou cidadão honorário. Entre almoços de bacalhau ou cação, pães e azeites, idas às feiras e conversas com amigos, sentia-se próximo da Bahia”, descreve a historiadora mas... Celestino nunca viveu em Viana do Castelo. Depois de se ter reformado regressou a casa e viveu até ao fim da sua vida em São João de Rei.
Mas... é sempre bom ouvir falar no Minho nem que seja por pequenas ou poucas letras!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

02 Junho 2020

O PS e as presidenciais

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho