Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Aos pais que estão em casa (2)

A paixão do moleiro de Amares

Aos pais que estão em casa (2)

Ideias

2020-03-26 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Fica hoje a parte final de um texto que vale a pena ler. Um texto que ajuda e que dá ideias para quem está em casa com os filhos. Um texto de Cristina Nobre Guedes:
“4. Estabeleçam horas para estarem com eles. Os vossos filhos estão habituados às regras da escola. Sabem o que é um intervalo. Uma hora de almoço. Se o fazem na escola podem fazer em casa. O segredo aqui é cumprir. CUMPRAM tudo o que combinam com eles. O “já vou” dá cabo de qualquer compromisso.
5. Fiquem em divisões diferentes.
6. Reuniões: para não serem interrompidos durante reuniões, percebam que estas não podem durar eternamente (sim, isto para portugueses é difícil de perceber). Combinem um sinal com os vossos filhos. Um aviso divertido na porta (feito por eles) pode ajudar.
7. Para quem tem crianças pequenas aproveitem as sestas.
8. Mentalizem-se. Sejam realistas. Assumam as vossas limitações. Assumam que isto vai ser difícil. Que não vai ser um mar de rosas. Não, isto não é ser apóstola da desgraça. É ver as coisas como elas são, e acreditem, é fundamental.
9. E se querem que os miúdos tenham paciência, tenham paciência com eles. Eu sei, não é fácil. Vão ficar à beira da loucura. Ah, pois vão. Mas isto só funciona quando toda a gente sente que é igual para todos.
10. Roma e Pavia não se fizeram num dia. Roma e Pavia não se fizeram num dia. Repitam isto como se de um mantra se tratasse. Esta rotina não acontece com um estalar de dedos. Mas acontece. Sem milagres, mas acontece. Acreditem.
Boa sorte.”

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho