Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

App Desafios a Ler+... juntos de férias

A responsabilidade de todos

Banner publicidade

Voz às Bibliotecas

2019-12-05 às 06h00

Carla Araújo Carla Araújo

De acordo com o recém-divulgado Relatório PISA 2018 (Programme for International Student Assessment), desenvolvido pela OCDE, a literacia da leitura foi avaliada pela terceira vez como domínio principal entre três importantes literacias: a da leitura, a da matemática e a das ciências. O relatório PISA visa, essencialmente, avaliar se os alunos envolvidos conseguem mobilizar as suas competências de leitura, de matemática e de ciências na resolução de situações relacionadas com o seu dia a dia e não, necessariamente, se são capazes de reproduzir e representar os conhecimentos adquiridos nessas mesmas áreas. Em Portugal, de um total de 5932 alunos, oriundos de 276 escolas, a literacia da leitura obteve uma pontuação média de 492 pontos no PISA 2018, cinco pontos acima da média da OCDE, que se situa nos 487 pontos.

No que diz respeito aos hábitos de leitura, o mesmo relatório refere que a proporção de alunos portugueses de 15 anos que “Gosta de falar de livros com outras pessoas” foi superior à observada para a média da OCDE. Ora é precisamente a partir desta última referência que introduzo o tema desta minha crónica de hoje: o projeto DESAFIOS A LER+… JUNTOS DE FÉRIAS. O "Juntos de Férias" é um projeto em parceria com o Plano Nacional de Leitura e a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, através da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, que tem por objetivo incentivar o gosto pelo livro e pela leitura nos jovens entre os 10 aos 15 anos. O projeto desenvolve-se a partir da App - Desafios LeR+, que disponibiliza jogos sobre um conjunto de 6 livros de entre os recomendados pelo PNL2027 para estas faixas etárias. Obtendo a pontuação máxima, os jogadores podem habilitar-se a prémios. No seguimento da primeira edição, que decorreu no período das férias de verão, a segunda edição foi já lançada e decorrerá durante o período das férias de Natal 2019.

Os títulos escolhidos para este desafio são os seguintes:

- O homem que plantava árvores, de Jean Giono,
- O rapaz do caixote de madeira, de Leon Leyson, Marylin J. Harran, Elisabeth B. Leyson,
- Os Amigos, de Gonçalo M. Tavares,
- A Biodiversidade, de Hubert Reeves, Nelly Boutinot, Daniel Casenave,
- O Miúdo Advogado, de John Grisham, Theodore Boone,
- Orlando e o Rinoceronte, de Alexandra Lucas Coelho.

Os jogos propostos como desafios aos leitores são: Sopa de Letras, Intruso, Escolha Múltipla, Ordenação, Forca e Pares. Esta app oferece, também, a possibilidade de pesquisa de qualquer livro do Catálogo PNL2027. A iniciativa conta já com 18 Bibliotecas Municipais aderentes, nomeadamente: Arganil, Alcobaça, Amadora, Barcelos, Benavente, Bragança, Leiria, Mealhada, Pinhel, Sardoal, Sobral de Monte Agraço, Sertã, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Famalicão e Viseu. Assim, e uma vez mais, o município de Vila Nova de Famalicão, através da sua Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, associa-se ao Plano Nacional de Leitura e a esta iniciativa de âmbito nacional. Todas estas bibliotecas aderentes ao projeto irão disponibilizar, num expositor próprio, os livros selecionados para o desafio que, a cada período de férias, serão renovados: Verão, Natal, Carnaval e Páscoa. Descarrega a app na playstore. Lê, joga e ganha!
Boas férias de Natal e boas leituras!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Bibliotecas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho