A responsabilidade de todos
Voz às Escolas
2022-11-24 às 06h00
A filósofa americana, Martha C. Nussbaum, na obra intitulada Sem fins lucrativos. Porque é que a Democracia precisa das Humanidades, considera que a crise das democracias atuais resulta do descuido dos estudos humanísticos em todos os níveis de ensino, em favor de políticas educativas orientadas para benefícios económicos diretos: “...Sedentas do lucro nacional, as nações, e os seus sistemas de educação, estão a negligenciar as competências que são necessárias para manter vivas as democracias. Se esta tendência continuar, as nações de todo o mundo estarão em breve a produzir gerações de máquinas úteis, em vez de cidadãos completos que podem pensar por si próprios, criticar a tradição, e compreender o significado dos sofrimentos e realizações de outra pessoa. O futuro da democracia mundial está em jogo...”
Ciente desta tendência e no intuito de descobrir caminhos que proporcionem aos nossos alunos a aprendizagem do pensamento crítico, formas de analisar argumentos e como imaginar a vida do ponto de vista do outro, em cada ano letivo, a Escola Secundária Martins Sarmento (ESMS) encontra tempos e espaços em que alunos e professores são desafiados a experimentar novas formas de estar na escola. São criadas oportunidades para que os alunos aprendam através da arte, do cinema, do desporto, da literatura, do associativismo, da ecologia, da ciência, mas, sobretudo aprendam a “aprender, aprender a desenvolver-se e aprender a continuar a se desenvolver mesmo depois da escola” (In Projeto Educativo da ESMS).
Decorridos apenas dois meses do início do ano letivo, os alunos da ESMS participaram já em diversas iniciativas que os ajudaram a prestar atenção ao mundo que os rodeia e a relacionar-se com a comunidade em que estão inseridos. O projeto Voluntariado Martins Sarmento é disso exemplo e conta com o envolvimento de cerca de 100 alunos e professores que, semanalmente, dão um pouco de si às instituições com que colaboramos.
Outra iniciativa em que foi visível o compromisso dos alunos foi a resposta de três turmas (10º, 11º e 12º anos), ao desafio lançado pela Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães, Dra. Adelina Pinto, para colaborar na elaboração do Livro Guimarães 2030 com a apresentação de “1 ideia para Guimarães 2030” e “1 compromisso individual”. A concretização das suas propostas vai contribuir, certamente, para que possamos atingir o objetivo de termos uma cidade mais verde, mais resiliente, climaticamente neutra e com melhor qualidade de vida para todos.
Mas a atividade que teve mais impacto e que mais motivou os alunos foi a participação no Projeto Democracia, para que te quero? Levar os fundamentos da democracia às escolas, através da rádio TSF, numa parceria com a Direção-Geral da Educação.
O Projeto permitiu aos alunos trabalhar sobre o tema “A Democracia em Portugal” e perceber os valores da democracia, as suas fragilidades, as suas potencialidades e as ameaças que, no momento presente, surgem por todo o lado.
Durante o debate, os alunos apresentaram não só o que consideram ser os grandes valores da democracia, mas mostraram, principalmente, ter consciência que este sistema tem de ser cuidado e que não o podemos ter como garantido. Na sua perspetiva, é fundamental investir numa literacia política para que os jovens não deixem de acreditar neste sistema que, apesar das suas imperfeições, porque criado pelos homens, nos possibilita viver em liberdade.
E, ao ouvi-los, recordei a manhã de 25 de abril de 1974 e compreendi o significado daquela música que passava na rádio, quando cheguei a casa da escola: “Uma gaivota voava, voava, /asas de vento, /coração de mar./Como ela, somos livres, /somos livres de voar (Ermelinda Duarte).
“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. […] Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar” (Rubem Alves). É esta a ESMS. Os seus alunos são encorajados a voar e trabalhamos para que o seu desenvolvimento seja integral e duradouro, nas suas componentes intelectual, emocional e relacional.
14 Março 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário