Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Aproveitamentos de pão (conclusão)

Perdidos e achados

Escreve quem sabe

2014-05-17 às 06h00

Ana Cristina Costa Ana Cristina Costa

Alimente as aves - pão seco pode ser a diferença entre a vida e a morte para as aves, no Inverno. Alimentar os patos pode ser uma boa e barata forma de passar o tempo no exterior com crianças pequenas.

Croutons - corte o pão em cubinhos e frite em azeite bem quente, absorvendo a gordura em papel absorvente.
Palitos de pão - retire a crosta das fatias de pão e corte em palitos, passe-os em manteiga derretida e leve ao forno a baixa temperatura só para aloirar ligeiramente ou frite (nesse caso sem passar previamente na manteiga). Pode ser servido substituindo as bolachas de água e sal.

Omeleta de pão - uma excelente forma de gastar pão esmigalhado! 3 ovos, 1/2 chávena de migalhas, 5 colheres de sopa de molho branco, sal e pimenta q.b. Faça o molho branco e deite-o quente sobre as migalhas de pão e misture de forma a amolecer o pão. Bata as gemas e adicione à mistura. Bata as claras em castelo e adiciones ovos. Frite em frigideira com uma noz de manteiga ou borrifo de azeite.

Panzanella - é uma receita de salada de pão italiana. Pão, tomates frescos (sem pele e sementes, cortado aos cubos), pepino em cubos, azeitonas pretas sem caroço, cebola roxa, alcaparras, manjericão fresco, azeite, vinagre balsâmico, sal e pimenta q.b. Corte o pão em cubos de 1,5 cm e leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 8 minutos, agitando sempre. Retire e reserve. Numa saladeira, coloque os tomates e o pepino, as azeitonas, cortadas ao meio e a cebola cortada em pétalas. Em seguida, acrescente as alcaparras, o manjericão rasgado em pedaços e os cubos de pão torrados. Adicione o azeite, o vinagre balsâmico, o sal e pimenta e mexa bem. Deixe marinar por cerca de 1 hora para os sabores se misturarem bem. Prove o tempero, corrija, caso seja necessário e sirva.

Rolo de carne e almôndegas - o pão duro é frequentemente adicionado à carne picada para lhe dar corpo e a tornar mais macia.

Soufflé - se gosta de soufflés mas receia que desçam, siga esta receita de soufflé de queijo e cebola. 2 colheres de sopa de manteiga e para untar a forma, 10 fatias de pão sem crosta, 2 chávenas de leite quente, 1 pequena cebola às rodelas, 4 ovos, queijo ralado, sal, pimenta preta q.b. Pré-aquecer o forno e untar o prato. Colocar o pão num prato fundo, deitar o leite e deixar absorver. Derreter a manteiga e adicionar a cebola, cozinhar até ficar transparente. Adicionar o pão depois de desfeito com as mãos. À parte, misturar bem as gemas, queijo, sal, pimenta e acrescentar o pão. Levantar as claras em castelo e adicioná-las à mistura. Levar ao forno até ficar dourado (45 a 50 minutos). Servir com salada e cenoura ralada.

Tarte de pão - prepare um prato de ir ao forno untando-o com manteiga, depois coloque camadas alternadas de migalhas de pão e fatias de maçã começando e acabando com pão, polvilhando de canela e açúcar cada camada de maçã. Leve ao forno até ficar loirinha e sirva com natas batidas ou leite-creme.

Charlotte de frutos - mergulhe palitos de pão em manteiga derretida e forre uma tarteira, deite por cima compota à sua escolha, cubra com mais palitos de pão e leve ao forno por 30 minutos. Sirva com leite-creme.

Summer Pudding - receita típica britânica: 300 g de açúcar, 1 colher (sopa) de água, 370 g de framboesas frescas (morangos, amoras ou cerejas), 6 fatias de pão, 1 chávena almoçadeira de chantili. Numa panela faça uma calda misturando o açúcar, a água e a fruta, mexa com cuidado, até que o açúcar se dissolva. Deixe esfriar um pouco. Usando 5 fatias de pão, cubra uma tigela redonda de vidro com capacidade para 1 litro. Despeje a calda sobre o pão e por cima coloque a fatia de pão restante. Cubra a tigela com plástico aderente para cozinha. Deixe no frigorífico durante a noite. Quando for a hora de servir, remova o filme e desenforme o pudim sobre um prato de bolo. Sirva gelado, acompanhado de chantili.
Muitas mais sugestões haveria: rabanadas, fatias recheadas, encharcada de noz…aproveite-o ao máximo pois o pão é muito versátil

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.