Correio do Minho

Braga, sábado

Artes na ESCA

Transtorno obsessivo compulsivo por compras: Oniomania

Voz às Escolas

2012-10-29 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos

A Escola Secundária Carlos Amarante tem sido, desde longa data, uma escola com tradição e referência no ensino artístico, no distrito de Braga.
Temos muitos trabalhos elaborados pelos alunos visíveis em diferentes espaços da escola (entrada, gabinetes, sala do aluno, salas de artes…) e em exposições, na cidade de Braga, nomeadamente, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Torre de Menagem, Velha a Branca, Quatorze, etc.

Estes trabalhos provam o excelente dinamismo implementado nas artes na ESCA.
No respeito por esta tradição de ensino artístico, tem havido da parte da escola a preocupação de ampliar a oferta de cursos nesta área, dando assim uma resposta mais diversificada e atualizada quer no prosseguimento de estudos, quer na preparação para o mundo do trabalho.
A criação dos cursos profissionais dentro da área das artes tem sido alvo de apreciações muito positivas da comunidade educativa (associação de pais e encarregados de educação, antigos alunos, comunidade em geral...).

No período de matrículas, verificou-se, sem surpresa, a procura dos alunos pelo Curso Profissional Técnico de Design Industrial. Trata-se de um curso abrangente na área do Design com disciplinas essencialmente práticas, experimentando as novas tecnologias ao nível do desenho, com vista à elaboração de projetos de design.

A preocupação por uma boa formação visual plástica e esté-tica nos nossos alunos leva-nos a promover atividades diversificadoras como encontros com profissionais de arte, visitas de estudo (inclusive ao estrangeiro), aulas no exterior do espaço escolar, como, por exemplo no Mosteiro de Tibães, Serralves, etc.

É de salientar um número significativo de alunos que, tendo feito o seu percurso académico na área das artes nesta escola, se destacam, enquanto profissio-nais, nas mais variadas vertentes dos cursos e profissões relacionados com este domínio.
No presente ano letivo, estamos a organizar atividades com diferentes profissionais das artes visuais, incluindo antigos alunos da escola, que estão convidados a vir à ESCA, apresentar a sua experiência em diferentes percursos profissionais.

Destaco, por exemplo, a presença do artista Sebastião Peixoto, na última quinta-feira. Além de divulgar o seu reconhecido trabalho na área da ilustração de livros infantis (esteve acompanhado pelo editor), dialogou com os alunos sobre a técnica e o processo criativo utilizados na sua obra.

Sebastião Peixoto, licenciado em Artes Plásticas - Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tem colaborado com várias editoras na ilustração de livros infantis e de manuais escolares. Nos blogues Brufen 600 e Ritalina, podem ver-se alguns dos seus trabalhos.
Esta atividade foi recebida com muito entusiasmo pelos nossos alunos.
Agradecemos a disponibilidade das pessoas envolvidas que, de uma forma totalmente graciosa, muito contribuem para a formação global dos nossos alunos, futuros profissionais.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

12 Novembro 2018

Realidade Complexa

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.