26.ª Conferência Mundial na área da sobredotação, em Braga!
Voz às Bibliotecas
2022-05-26 às 06h00
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou há duas décadas, mais precisamente em 2002 (através da Resolução 57/249, de 20 de fevereiro de 2003), o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento que passou a comemorar-se anualmente a 21 de Maio, depois da aprovação em 2001 da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural pela Unesco que a considera como um património comum da humanidade.
A Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, acha que “a diversidade cultural é tão necessária para a humanidade como a biodiversidade para a natureza”, reconhecendo a Diversidade Cultural como “herança comum da humanidade”.
O interesse deste dia reside na oportunidade de promover a cultura e de destacar a importância da sua diversidade, incentivando o respeito pelo próximo, conhecendo melhor as diferenças entre os povos com o intuito de enaltecer a compreensão e solidificar uma maior união. A diversidade cultural pode, assim, contribuir para o diálogo e uma reflexão sobre a compreensão da riqueza das culturas mundiais, desempenhando um papel importante no diálogo intercultural para a consolidação da paz e a promoção de um desenvolvimento sustentável.
Neste Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, em todo o mundo, somos convidados a promover os valores da diversidade cultural, do diálogo e do desenvolvimento, e, por todo o lado, realizam-se diversos tipos de eventos. Em Portugal, as Bibliotecas, as Autarquias, as Escolas, as Associações Não Governamentais, e outras, organizam palestras, workshops e exibem documentários sobre diferentes povos e etnias, entre outras actividades, para chamar à atenção para a diferença entre culturas, a igualdade, a não discriminação, o respeito pelos direitos humanos, a solidariedade entre os povos e o diálogo com vista à paz e à tolerância.
A declaração apresenta doze artigos que tratam de: a diversidade cultural, património comum da humanidade; da diversidade cultural ao pluralismo cultural; a diversidade cultural, factor de desenvol- dia mundial da diversidade cultural para o diálogovimento; os direitos humanos, garantes da diversidade cultural; os direitos culturais, enquadramento propício à diversidade cultural; rumo a uma diversidade cultural acessível a todos; o património cultural, fonte da criatividade; os bens e serviços culturais, mercadorias de um tipo diferente; as políticas culturais, catalisadoras da criatividade; reforço das capacidades de criação e de divulgação à escala mundial; estabelecimento de parcerias entre o sector público, o sector privado e a sociedade civil, e reforço das capacidades de criação e de divulgação à escala mundial.
Por sua vez, segundo o Manifesto da Unesco “a biblioteca pública é o centro local de informação, tornando prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os géneros”.
E, porque os serviços da biblioteca pública devem atender à igualdade de acesso para todos, sem distinção de raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social, a sua missão enquadra-se no espírito deste Dia Mundial cabendo às bibliotecas públicas dar a conhecer as nossas diferenças culturais e ajudar a respeitá-las, contribuindo desta forma para fortalecer a paz e a defesa dos direitos humanos.
Conhecer melhor as diferenças entre os povos ajuda a cimentar o respeito pela dignidade humana e pela valorização da cidadania, possibilitando viver em harmonia com respeito por todos os sistemas de valores, tradições e crenças.
17 Abril 2025
27 Março 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário