Proteção de Dados pós confinamento
Voz às Bibliotecas
2021-04-01 às 06h00
Reduzir as barreiras de acesso à leitura para os utilizadores com deficiência visual é o grande objectivo de muitas bibliotecas e demais instituições com preocu- pações por este tipo de utilizadores. Já aqui falamos de um conjunto de equipamentos específicos de que se servem as bibliotecas para possibilitarem aos seus utilizadores o acesso à leitura e à informação em formatos alternativos. Demos como exemplo o Serviço de Leitura Especial da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo que tem permitido aos deficientes visuais usufruir na plenitude da biblioteca, através da conversão de documentos para os formatos que lhes são acessíveis como o braille e o digital, e suprir a falta de produção bibliográfica em suportes especiais. Também aqui dissemos que a conversão dos documentos impressos a tinta para suporte digital é realizada a partir da programação definida pelo serviço e por sugestão dos próprios utilizadores com base no catálogo da biblioteca mas, também, pode acontecer por solicitação de acordo com o interesse pessoal de qualquer utilizador. Pretende-se, assim, responder às reais necessidades de cada um e prestar um serviço útil para colmatar as carências sentidas por este segmento da população. No entanto, este trabalho de conversão de texto resulta do importante contributo dos voluntários que colaboram com o serviço na digitalização de uma obra, página a página, e na posterior revisão do texto para depois ser disponibilizado.
Há dias, mais precisamente no Dia Mundial da Poesia (21 de Março), a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, para assinalar esta efeméride, lançou o seu primeiro audiolivro (de poemas), sendo uma produção dirigida exclusivamente aos leitores com necessidades especiais. O audiolivro ou livro falado, é uma gravação do texto de um livro gráfico, narrado em voz alta num estúdio concebido para o efeito. Beneficiando de uma candidatura ao programa “E-Gov Alto Minho 2020: Município de Viana do Castelo –2ª Fase”, a biblioteca adquiriu recentemente os meios técnicos necessários para a produção deste tipo de documentos em formato alternativo para os leitores com necessidades específicas.
Diferente do livro digital, já produzido na Biblioteca Municipal, o audiolivro obedece às regras da boa leitura, onde a colocação da voz, a dicção e a pontuação são determinantes para cativar quem ouve. Por isso, o recurso aos actores da Companhia de Teatro Noroeste – Centro Dramático de Viana para a realização das gravações, garantindo assim a qualidade do livro produzido, foi o caminho necessário e imprescindível para o desenvolvimento deste projecto. Gravar um audiolivro requer cuidado nas áreas técnicas e de produção. Narrar o conteúdo de um livro de forma que fique na memória de quem ouve é um desafio que só é conseguido desde que a emoção esteja presente através da voz das inúmeras personagens. São muitas horas de trabalho! Horas e horas de gravação! Muito tempo de edição e fixação do texto. Daí, um trabalho de grande altruísmo para comunidade.
Ouvir livros é um benefício enorme para quem tem deficiência visual. Trata-se de uma leitura inclusiva, pois, é muito limitado o acesso ao livro áudio fora dos grandes centros.
No entanto, diga-se que esta produção de audiolivros não tem fins comerciais, estando protegida e limitada às pessoas com deficiência, mediante inscrição e autenticação, por forma a respeitar a legalidade da reprodução, protegida e destinada a este tipo de utilizadores de acordo com a alínea i) do art.º 75º do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos. O único propósito é a disponibilização de materiais de leitura alternativos que possam ser inclusivos.
15 Abril 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário