Correio do Minho

Braga, quinta-feira

As boas notícias dos contentores subterrâneos

Diplomas em tempo de 130.º aniversário

Ideias

2017-01-24 às 06h00

Paulo Monteiro

Nos últimos dias recebemos uma excelente notícia por parte da Câmara Municipal de Braga e da Agere. A autarquia vai investir quatro milhões de euros para instalar contentores subterrâneos e de superfície para acabar com os sacos de lixo nas ruas. É uma excelente medida. A tendência é sempre para arranjar críticas quando o assunto é água, saneamento ou lixo... e às vezes sem razão. Hoje é dia de dar os parabéns por esta medida.

Temos a mania de criticar (é verdade que nem sempre as coisas estão bem) por criticar e muitas vezes não olhamos à nossa volta para ver como são diferentes as mesmas acções em outras cidades ou em outros países. Na cidade de Braga temos recolha de lixo todos os dias. Em quantos lugares do nosso país essa recolha diária existe? E nos outros países? Na grande maioria é bem diferente e pior... Um exemplo tido como referência: Reino Unido.

A recolha de lixo na maioria das localidades só é feita uma vez por semana (leu bem... uma vez por semana). Em Reading (a 50 km de Londres) o lixo é recolhido à sexta-feira e tem de estar num saco específico, caso contrário não é recolhido. O mesmo acontece com os recicláveis. Há uma caixa própria e dias próprios para a sua recolha.

O lixo do jardim é um serviço à parte que tem de ser subscrito e é feito de 15 em 15 dias. Mas há mais... em muitos locais do Reino Unido há limites de lixo a colocar nos dias de recolha, caso contrário há multas... Isso até dá azo aos vizinhos colocarem lixo nos caixotes uns dos outros... Agora imaginem o que é a recolha de lixo em muitos outros países? Péssima. Por isto, hoje, apetece-me dizer: é bom viver em Braga!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.