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“As bolhas” de Cidadania

Os cidadãos continuam a confiar no trabalho da UE

“As bolhas” de Cidadania

Voz às Escolas

2020-09-23 às 06h00

Paulo Antunes Paulo Antunes

O ano letivo 2020/2021 foi preparado no AE Maximinos a partir de um conjunto de orientações excecionais emanadas pela DGS e pela DGEstE de modo a garantir a retoma das atividades educativas e formativas em condições de segurança para toda a comunidade educativa. Estas medidas e estratégias que adotámos visam dar prioridade à prevenção da doença e à minimização do risco de transmissão do coronavírus Covid-19.
A palavra “bolha” é atualmente a mais ouvida na comunidade escolar, com grupos bolha e circuitos de circulação, evitando aglomerações à porta dos estabelecimentos escolares, dado que as crianças e jovens são orientadas imediatamente à entrada das escolas, para as salas de aula, com pais colaborantes e prudentes.

Priorizámos além de um conjunto de procedimentos rigorosos a criação de ambientes seguros e de apoio que promovem o bem-estar socio emocional, a segurança, o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem.
Temos noção dos transtornos e constrangimentos que esta nova realidade causa, mas também sabemos que a comunidade escolar compreende a importância de as regras serem rigorosamente cumpridas, com a colaboração responsável de todos, evitando assim situações que podem levar a contágios indesejados.
Além do acolhimento em segurança, a prioridade é nas primeiras 5 semanas, o plano de atividades de recuperação e consolidação das aprendizagens, nomeadamente a recuperação e consolidação das aprendizagens desenvolvidas no E@D, através da implementação de um conjunto de atividades que permitem dar condições concretas de aprendizagem a todos, a promoção da igualdade de oportunidades educativas a todos os alunos durante o seu processo de ensino aprendizagem e o aprofundamento do conceito de Educação Inclusiva.

No seguimento de uma recente polémica nacional, saliento o enfoque dado à Estratégia de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento do agrupamento, atendendo a que a Educação para a Cidadania está subjacente a toda a tarefa educativa e deve dar resposta a questões que estão no cerne do debate atual – identidade e segurança, sustentabilidade, interculturalidade, inovação e criatividade, constituindo uma oportunidade de reflexão e de intervenção cidadã. Aliás, porque a Cidadania não é uma opção, no presente ano letivo leciono Cidadania ao 6º ano, porque é uma disciplina que permite que todos conheçam os seus direitos, respeitem os direitos dos outros e conheçam quais os deveres que coletivamente têm para construir uma sociedade que a todos respeite.

No presente ano letivo, contamos com todos. Com uma comunidade escolar ativa e participativa, em que os seus membros têm a possibilidade de intervir e responsabilizar-se, unindo esforços, com vista a melhorar o agrupamento e proporcionar uma melhor qualidade de ensino e educação.
Vivemos tempos difíceis e inesperados nas nossas vidas, o que, naturalmente, se repercute em contexto profissional. Procuramos a fórmula correta e eficaz para que o nosso trabalho seja profícuo e logo sentimos a limitação imposta pelas inúmeras barreiras que se atravessam no nosso caminho. Mas não estamos sós! Estamos com toda a Comunidade que conhece o nosso trabalho, sério, empenhado e sempre em prol do acompanhamento e crescimento dos nossos alunos, de forma holística.
Quero ainda deixar uma palavra de agradecimento e recordar todos aqueles que contribuíram para a história do AE Oeste da Colina e ES de Maximinos, fundidos desde 2010 no atual AE de Maximinos.
Estamos de volta! Estamos ON!

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