Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

As crianças, a energia, o movimento e o convívio

Caro Professor!

 As crianças, a energia, o movimento e o convívio

Voz às Escolas

2024-05-20 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

A dinâmica familiar enfrenta, atualmente, grandes desafios. Problemas sociais, organização laboral descontínua, estendida por todos os dias da semana, afetam extraordinariamente os momentos importantes de convívio familiar, os passeios de fim de tarde, as refeições calmas e dialogantes, a atenção a todos os sinais de fragilidade, de angústia, de conflito interior, de dificuldade de relacionamento em grupos, na escola e nos tempos livres. Brincar com os filhos é o maior e melhor convívio. O exercício físico e a diversão em conjunto produzem a harmonia individual, reforçam os laços familiares, fortalecem o sentimento de integração completa.
As ruas e os parques infantis da cidade e do concelho estão agora apetrechados com os mais variados equipamentos, garantindo a segurança e boas condições de utilização. Mas quantas vezes se encontram vazios! É neles que queremos ver as crianças, as famílias, recusando o sofá, a televisão e o telemóvel. O equilíbrio emocional e social é afetado quando se vive abraçado a uma visão constantemente perfeita, aquela que as redes sociais divulgam, aquela tantas vezes irreal.

É crucial abordar a importância de um ambiente emocionalmente saudável para o desenvolvimento das crianças. O stress e a necessidade de suporte emocional pedir-nos-ão responsabilidades no futuro. Falamos de saúde mental! É fundamental que as famílias encontrem formas de equilibrar as responsabilidades profissionais e familiares para garantir o tempo suficiente para os seus filhos. É fundamental que as entidades patronais assumam parte deste importante objetivo, definindo uma organização laboral facilitadora da programação da vida familiar. Investir no bem-estar emocional das crianças é garantir a construção, a formação de adultos resilientes e saudáveis. Equilibrados e fundadores de um novo sistema, um novo mundo, saudável e livre.

À escola cabe a sua parte, o seu contributo essencial. A prática de atividades físicas, atividades de grupo, onde as regras sejam uma forma de desenvolver a responsabilidade, onde o exercício conjunto seja motivo para promoção da autono-mia, o respeito pelo outro, a solidariedade, a partilha. Onde se mobilize a participação e se impulsione a prática desportiva em ambientes diversos, formais e informais.

São várias as estratégias que se desenvolvem no Agrupamento André Soares para percorrer esse caminho, mobilizando os alunos, incentivando-os, fornecendo-lhes ferramentas para que também eles sejam impulsionadores de saudáveis práticas junto da família. No âmbito do programa de desporto escolar: andebol, voleibol, futsal, salto à corda (Rope Skipping), desporto sobre rodas (bicicleta, mesmo os que ainda não tiveram oportunidade de aprender) e desporto adaptado (adaptação ao meio aquático), e ainda o Daily Mile (exercício de corrida semanal para todos os alunos do primeiro ciclo) e educação olímpica para crianças do pré escolar, desenvolvendo as capacidades motoras de base - equilíbrio, perícia, destreza, lateralidade, flexibilidade, velocidade e agilidade, entre outros.
A escola e a família juntas fornecem ferramentas essenciais para que as crianças e os jovens, criando estilos de vida saudável, enfrentem os desafios do futuro de forma harmoniosa.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho