Correio do Minho

Braga, quinta-feira

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As dificuldades no início da carreira

Uma eleição, dois caminhos para Portugal

As dificuldades no início da carreira

Voz às Escolas

2023-10-09 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

Iniciar uma carreira, muito especialmente a carreira docente, é uma aventura sem igual. Constantemente desafiado pelo extraordinário progresso dos meios de comunicação, dos canais de propagação de informação (seja credível ou não), pelo cintilar continuado e que em sala de aula não se iguala, atropelado pelos exemplos menos pedagógicos que se tornam virais, .. .. o professor é um profissional que se dedica à formação contínua, à atualização constante. Plataformas diversas, redes sociais, comunidades virtuais, blogs, sites, podcasts, apresentações online, mapas conceptuais e mentais, papel, livro, sala de aula com 28 alunos esperando a motivação necessária para se prenderem à mensagem, para serem envolvidos no seu próprio conhecimento,... causa medos e receios! E vergonha de pedir ajuda!
É notória a falta de estágio integrado preparando para a realidade de ser professor, para o conhecimento das estruturas da organização escolar.
Para contrariar os medos, dar confiança aos novos professores, o AEAS aderiu ao projeto LOOP que significa capacitar os professores para o desenvolvimento pessoal, profissional e social através de programas inovadores de indução entre pares.
O LOOP resulta de uma parceria entre sete países e catorze organizações europeias, com coordenação da Direção Geral da Administração Escolar (DGAE), delegada na INOVA+, contando ainda, em Portugal, com a participação da Casa do  Professor e da Universidade Nova de Lisboa. É um projeto de experimentação, que pretende contribuir para a mudança das políticas educativas que regulam as diferentes fases da profissão docente, através da estruturação de um programa de indução para professores, assente na mentoria, aplicável no início da sua atividade e/ou quando se encontram perante uma nova cultura de trabalho (mudança de escola e/ou de funções).
Trata-se de um programa exigente, rigorosamente monitorizado, com propostas de atividades para apoiar os mentorandos, com abordagem participativa:
Aspetos profissionais ligados às competências pedagógicas, ....
Tópicos jurídicos/administrativos associados à profissão docente e à escola...
Aspetos socioculturais relacionados com as normas/agrupamento de escolas onde os novos professores devem ser inseridos, ...
Estamos no segundo ano de experiência com mentores já capacitados.
O balanço do primeiro ano de implementação foi muito positivo, na opinião dos mentores e dos mentorandos envolvidos. Segundo os mesmos, o facto de serem uma equipa, de poderem contar com a colaboração de um colega mais experiente para partilhar receios e dificuldades, ajudar a nível pedagógico e burocrático, dar feedback acerca das metodo- logias em sala de aula, orientar no trabalho pedagógico com alunos com maiores necessidade de suporte, planificar e desenvolver uma atividade do plano anual de atividades, auxiliar nos trabalhos a desenvolver nas formações creditadas que frequentaram, ... foi uma mais valia no seu processo de integração nesta fase inicial do seu percurso. Na opinião dos mentores, a evolução foi notória, no final do ano letivo os docentes estavam muito mais seguros, confiantes, experientes e prontos para continuar a sua caminhada.
A escola pública deve ser inclusiva, transformadora. Para os alunos, docentes, assistentes, toda a comunidade escolar.

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