Correio do Minho

Braga, sábado

As nossas escolas: mais um dia histórico

Os Novos Estatutos do Escutismo Católico Português

Ideias

2011-04-08 às 06h00

Paulo Monteiro

Hoje é mais um dia histórico para o jornal ‘Correio do Minho’. Na nossa edição de hoje incluímos um suplemento especial dos 175 anos da Escola Secundária Sá de Miranda. São 24 páginas dedicadas àquele que é o mais antigo Liceu do Minho, (segundo um dos textos publicados no próprio suplemento) e que tem a sua origem“ de direito legal, num decreto de Passos Manuel (reinava então D. Maria II), de 17 de Novembro de 1836, cujo art.º 40.º criava um liceu nacional para cada sede de distrito”.

Um suplemento realizado em colaboração com os responsáveis da Escola ao longo dos últimos meses e que culminou agora com este excelente trabalho histórico que deve ser guardado.
E como a nossa política editorial é a de uma maior proximidade com o nosso leitor, com a população de Braga, do concelho, do distrito e do Minho... hoje é mais um dia especial e por essa razão decidimos ‘vestir’ a cidade de Braga com o nosso jornal. Aqui, com mais uma excelente colaboração da Escola Secundária Sá de Miranda. Em cada canto da cidade os ‘ardinas’ (leia-se alunos) da Escola vão presenteá-lo com o nosso jornal que inclui o excelente suplemento sobre os 175 anos da Escola Secundária Sá de Miranda a que muitos, ou quase todos, ainda chamam orgulhosamente de ‘Liceu Nacional de Sá de Miranda’.

Mas não é só... para além dos ‘ardinas’ que em muitos cantos são acompanhados pelos bombos a anunciar a boa nova, o jornal e o suplemento vão estar em todas as escolas da cidade, em todas as repartições públicas... no fundo, em qualquer lugar.
E tudo porque queremos deixar mais uma marca. Vincar ainda mais a nossa posição e a nossa política editorial em relação às escolas de que muito nos orgulhamos dar o máximo de espaço possível e de atenção.

Mas...
As novidades não se ficam por aqui. Hoje é o primeiro de muitos dias dedicados às nossas escolas.
O ‘Liceu Nacional de Sá de Miranda’ foi uma das muitas escolas secundárias do concelho que sofreram obras profundas de remodelação. Para além desta, e na cidade de Braga, seguimos de perto as obras nas ‘Secundárias’, ‘Alberto Sampaio’, ‘D. Maria II’ e ‘Carlos Amarante’. Por isso... depois deste trabalho sobre a história do ‘Liceu Nacional de Sá de Miranda’ seguir-se-ão outros sobre as outras escolas que anunciaremos em momento oportuno.

Mas o dia de hoje ainda continua a ser histórico porque os meios de comunicação do grupo Arcada Nova e, neste caso concreto, o jornal ‘Correio do Minho’ e a Rádio de Braga - Antena Minho estão hoje na rua a fazer uma vasta cobertura daquele que podemos seguramente apelidar de ‘Dia da Escola Sá de Miranda’. Durante toda a manhã os sons chegam-nos da Escola com reportagens e entrevistas do dia-a-dia daquele estabelecimento de ensino e opiniões de pessoas que estiveram ligadas à história da Escola. Assim, amanhã, é mais um dia especial pois achamos que não deve perder toda a reportagem no nosso — que é também o seu — jornal.

Mas há ainda mais novidades...
Hoje mesmo abrimos um novo espaço na nossa edição on-line onde, de uma maneira mais fácil e mais prática pode ter acesso a todas as notícias das escolas do Minho, numa rubrica ‘As nossas Escolas’. A partir de hoje toda a informação possível: notícias, reportagens e entrevistas podem ser ali encontradas, bem como todo o material que nos é enviado pelas escolas. E, claro, que a sua maioria terá igualmente um papel de relevo na nossa edição de papel. Mas... a mudança está mesmo na nossa plataforma digital. Um simples clique em ‘As nossas escolas’ e rapidamente se abrem todas as notícias das escolas da nossa região.

Ainda ontem escrevia que a maioria das pessoas gostam é de ver, ouvir ou ler as notícias negativas.
Pois hoje, podemos, todos, inverter essa tendência e ouvir e ler as notícias... positivas. O trabalho positivo que foi feito ao longo de 175 anos da história do ‘Sá de Miranda’. Todos os docentes, alunos e funcionários do universo da Escola Sá de Miranda bem o merecem pelo excelente trabalho que têm feito em prol do nosso ensino...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.