Correio do Minho

Braga, quinta-feira

As obras de remodelação nas escolas

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2017-01-27 às 06h00

Paulo Monteiro

A Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto, foi ontem encerrada pelo director. Trata-se de uma escola centenária, classificada como monumento de interesse público e com uma grande história no ensino daquela cidade. Tem cerca de 900 alunos. O encerramento ficou a dever-se ao facto de chover em várias salas de aula. O assunto não é virgem. As notícias do ‘Alexandre Herculano’ e os problemas já têm anos, só que nunca foram resolvidos.

Pois... e o resto do país como está? Com casos idênticos. Muitas escolas recuperadas mas outras quase a cair... Gastou-se rios de dinheiro em requalificações, mas não existiu uma distribuição sensata das verbas. Gastaram-se milhões em escolas quando se podiam ter gasto milhares (passe, também o exagero) e que dariam para a recuperação de outras escolas. Mas nada disso foi feito e, algumas escolas, mesmo requalificadas, hoje têm outro tipo de problemas.

Enfim... mau planeamento e muitas histórias, certamente, ainda para contar do nosso parque escolar.

Em Braga, esperemos que depois de constantes adiamentos nada do género se passe. Todas as secundárias da zona urbana foram recuperadas. Faltou apenas a ‘Secundária’ de Maximinos que nunca viu a ‘luz’ das obras. Ontem, alguns topógrafos andaram pela escola...

Sabemos que o projecto está a ser trabalhado e que a candidatura financeira é apresentada em Maio. Pode ser desta. Maximinos merece e, já agora, o ‘Alexandre Herculano’ também. Haja bom senso (que não houve) no que ainda há para requalificar... Os alunos e os professores agradecem!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.