Segurança na União Europeia: desafio e prioridades
Voz às Escolas
2024-12-30 às 06h00
O início de um novo ano traz consigo não apenas expectativas e planos, mas também estímulos que impulsionam o investimento. Na escola pública, estes momentos são marcantes para investir na transformação de desafios em oportunidades e pela busca constante de qualidade, de inclusão e de equidade.
É como que uma renovação dos desejos anunciados em setembro, onde começa o ano letivo. Agora com toda a comunidade escolar vestida de um espírito novo!
Esta data, 30 de dezembro, num contexto muito natalício.... é também um tempo de preparação de novos processos, novas linhas de ação, direcionadas para percursos de reflexão, equilíbrio, crescimento...
Um dos grandes processos, que se desenvolverão nas escolas muito em breve, é a aplicação das provas ModA (Provas de Monitorização da Aprendizagem). O Despacho n.º 14526/2024, deste mês, aprovou o calendário para a realização das provas de Monitorização da Aprendizagem, das provas finais e das provas de equivalência à frequência do ensino básico, dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência do ensino secundário. Relembra-se que a realização de provas em papel terminou os seus dias, acompanhando os avanços, as exigências a diversos níveis e adiantando garantias de equidade.
Estas provas ModA, para os alunos do quarto e sexto ano de escolaridade, que desempenham um papel crucial no diagnóstico e na promoção da aprendizagem nas escolas, não são apenas instrumentos de medição, mas ferramentas essenciais para entender o nível de aprendizagem dos alunos, identificar lacunas e orientar práticas pedagógicas. Permitem uma visão clara sobre os avanços e dificuldades, ajudando a orientar os esforços para as áreas mais fragilizadas.
Visam acompanhar os níveis de literacia dos alunos, nas diferentes áreas, providenciar informação regular ao sistema educativo acerca do desempenho dos alunos e das escolas, apresentando resultados a nível regional e nacional e contribuir para o trabalho dos professores e das escolas, possibilitando reflexão e adaptações pedagógicas para os alunos que iniciam ou frequentam o mesmo ciclo de estudos. E também dos professores e das escolas que recebem os mesmos alunos no início do ciclo de estudos seguinte, permitindo uma intervenção pedagógica atempada e adequada ao desempenho de cada aluno.
Pelo exposto, a aplicação das provas ModA requer reflexões importantes. Como tornar esses dados um motor para o desenvolvimento da escola e não apenas números para relatórios bonitos e bem apresentados? Como envolver alunos, professores e encarregados de educação para que vejam as avaliações como uma oportunidade de crescimento e não como um fardo? Como envolver as famílias, para que responsabilizem os seus educandos, garantindo um processo honesto, que espelhe a realidade?
A par de todo este esforço é ainda fundamental a integração dos resultados das provas na planificação da atividade letiva, de forma consistente, promovendo uma educação que atenda às reais necessidades dos alunos. Garantindo que a escola tenha recursos e suporte para implementar estratégias eficazes de melhoria, com base nesses diagnósticos.
O compromisso com aprendizagens efetivas deve ser o farol que guia as nossas ações ao longo do ano.
Que 2025 seja um marco para reafirmarmos o compromisso com a valorização da escola pública, com políticas públicas que assegurem uma educação adequada e em parceria com a família. E assim se construa uma sociedade mais justa.
Um Feliz Ano Novo!
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