Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Atividades do Agrupamento

Amarelos há muitos...

Voz às Escolas

2014-11-24 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos

Hoje gostaríamos de começar esta modesta participação no Correio do Minho com um merecido elogio a uma docente do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante.
Assim, foi com grande satisfação que este ano a professora Adelina Moura recebeu o “Selo Europeu de Qualidade”, pelo projeto Letras Galegas 2014 - Xosé María Días Castro, no âmbito dos projetos eTwinning. Mais uma vez, é o reconhecimento do excelente trabalho que esta docente realiza diariamente com os seus alunos e que muito projeta o nome do AECA.

Como é do conhecimento público, o AECA é reconhecido pelos bons resultados dos seus alunos que esperamos ver confirmados no presente ano letivo.
O ensino das diversas áreas é acompanhado por uma diversidade de atividades que importa realçar.

Este ano letivo no AECA propusemos desenvolver um elevado número de atividades. Quase a terminar o primeiro período, fazemos um balanço das atividades realizadas ou em curso, que envolvem muitos elementos da comunidade escolar - alunos, professores, funcionários, pais e convidados/colaboradores.

São muitas as atividades, umas com mais visibilidade que outras, por vezes divulgadas na comunicação social, mas todas igualmente importantes. Neste artigo não será possível referir todas.
Comemoramos dias específicos, como por exemplo - dia da alimentação, 30 de outubro - onda rosa nas escolas, dia do não fumador, entre outros.

Na comemoração do dia nacional do não fumador, tivemos a colaboração de um membro da Polícia Judiciária que, nas palestras com a participação dos alunos (em Gualtar e na ESCA), prestou esclarecimentos, alertou para os malefícios do consumo de tabaco e que muitas vezes, leva ao consumo de outras substâncias psicoativas que causam efeitos físicos, psicológicos e sociais profundamente devastadores. Estas atividades, enquadradas no projeto do Agrupamento Escola Promotora de Saúde, foram realizadas em articulação com CLDS+ Braga - Contrato Local de Desenvolvimento Social, cujas técnicas muito têm colaborado na dinamização de inúmeras atividades e a que, publicamente, endereçamos os nossos agradecimentos.

No início de dezembro, entre os dias 3 e 10, dinamizada pelo departamento das Ciências Sociais e Humanas com a colaboração da Educação Especial, iremos dedicar uma semana à comemoração dos Direitos humanos, cujo dia se celebra a 10. Das atividades propostas destacamos palestras sobre os direitos humanos e a pessoa com deficiência, projeção de filmes alusivos ao tema, em especial “Jovens para os direitos humanos” - Youth for human rights, elaboração de desenhos e trabalhos escritos alusivos, largada de balões, exposições e outras.

Está em curso a participação no projeto “É preciso ter lata”, com a recolha de latas de alimentos para a construção de uma escultura e posterior entrega das mesmas a uma instituição de solidariedade social.

Para terminar, refiro ainda que temos a decorrer as campanhas de recolha de bens alimentares, produtos de higiene e limpeza, vestuário e calçado que devidamente integrados pelo nosso gabinete de apoio serão entregues a quem mais precisa, principalmente às famílias dos nossos alunos mais necessitadas. Salientamos que estas campanhas de recolha de bens envolvem todo o Agrupamento.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.