Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Batalha de La Lys:100 anos...

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2018-04-10 às 06h00

Paulo Monteiro

Fez ontem 100 anos que o Corpo Expedicionário Português foi destroçado na Batalha de La Lys, em França... O CEP perdeu 7.500 homens, entre mortos, desaparecidos, feridos e prisioneiros. Ontem foi dia de homenagear todos aqueles que deram a vida por uma causa nobre. É que, apesar dos números trágicos desse dia para os soldados portugueses, a Batalha de La Lys permitiu travar o avanço alemão, facto este que viria a facilitar a vitória dos Aliados na I Grande Guerra (1915-18). Ontem, um pouco por todo o Minho realizaram-se cerimónias de homenagem aos nossos bravos soldados, já que o maior contingente na guerra era minhoto. E por essa mesma razão, o Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram no cemitério militar português de Richebourg, no norte de França, a homenagear os soldados lusos e tiveram ao seu lado o presidente francês, Emmanuel Macron.

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou o maior luto militar português desde Alcácer Quibir e aproveitou a cerimónia para apelar à defesa de uma Europa sem fronteiras, sem exclusões ou intolerâncias e afirmemo-nos num mundo com valores humanistas mas verdadeiramente reformistas e progressistas.

Já António Costa sublinhou:?cem anos depois, celebramos a paz e a reconcilização entre os povos europeus e a sua vontade de construirmos juntos um futuro comum. E Emmanuel Macron: cem anos depois (...) a Europa de 2018, democrática, em paz há mais de 70 anos.
Mais uma vez a Europa... esta União Europeia que todos devemos defender porque o seu primeiro desígnio foi a de termos paz. E é essa paz que devemos preservar. Como é bom viver numa Europa livre, solidária e sempre sonhada por todos aqueles que vivem fora dela...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.