A proibição do uso de telemóveis nas escolas...
Voz às Bibliotecas
2017-11-09 às 06h00
Conscientes de que o Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas lhes impõe a missão de “porta local de acesso à informação e ao conhecimento”; de “promover o conhecimento sobre a herança cultural”; de “apoiar a tradição oral”; de “assegurar o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação da comunidade local” e de “proporcionar serviços de informação adequados às comunidades locais”, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, corresponsabiliza-se com esses compromissos, também, numa lógica virtual, disponibilizando o acesso digital a dois importantes acervos do seu Fundo Local: “A Oposição Democrática em Vila Nova de Famalicão” e a “Biblioteca Vasco de Carvalho”. Com base nesta premissa a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco disponibiliza, já desde 2015, a Biblioteca Digital da Oposição Democrática de Vila Nova de Famalicão e, a partir de agora, a mais recente biblioteca digital designada Biblioteca Digital Vasco de Carvalho.
No dia 08 de novembro de 1961 desaparecia, da ilustre sociedade famalicense, a incontornável figura de Vasco César de Carvalho e a imprensa escrita da época noticiava “Faleceu o escritor Vasco de Carvalho. Na quarta-feira de manhã a notícia correu célere e provocou em todos uma expressão de espanto e ao mesmo tempo de amargura: morreu o Vasco de Carvalho!“
No dia em que se cumpre a passagem do 56.º aniversário sobre a morte de Vasco de Carvalho, o Município de Vila Nova de Famalicão, através da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, leva a efeito uma simbólica homenagem a este ilustre historiador autodidata famalicense, através da disponibilização pública online da Biblioteca Digital Vasco de Carvalho. Como em tempos se inscreveu no catálogo da exposição Vasco de Carvalho: Aspetos de Vila Nova, que lhe foi dedicada em 2005, no âmbito das comemorações do Foral de D. Sancho I e por ocasião do aniversário dos 170 anos da fundação do concelho, foi grande o mérito deste homem, que dedica uma vida ao amor por uma terra, que acredita só ser possível estudá-la, esmiuçando o passado, refletindo o presente e garantindo o futuro.
Prova disso foi a doação, de toda a sua biblioteca, à Câmara Municipal, para integrar o fundo documental da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, no ano de 1961, pouco antes de falecer. Desta forma, Vasco de Carvalho pôs à disposição de toda a comunidade, dos investigadores e curiosos, os seus conhecimentos, desde as origens desta terra até à época contemporânea, através de milhares de documentos com informações sobre monumentos, festas, figuras populares, feiras, personalidades locais, homenagens, vida política, comércio, etc. Por todos estes motivos, à Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, guardiã de todo o espólio de Vasco de Carvalho, cumpre facilitar-lhe o acesso público online, através da Biblioteca Digital Vasco de Carvalho, disponível agora a partir do seu sítio web em www.bibliotecacamilocastelobranco.org.
A Biblioteca Digital Vasco de Carvalho, que se junta agora à já disponível Biblioteca Digital da Oposição Democrática de Vila Nova de Famalicão, representa mais um marco importante da história mais recente da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, pois revela o resultado de um trabalho persistente na promoção e divulgação da sua Sala de Fundo Local, entendida como um dos garantes da preservação da memória cultural do concelho de Vila Nova de Famalicão.
10 Julho 2025
26 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário