Enfermeiros portugueses em convenção internacional
Voz às Escolas
2024-11-25 às 06h00
O Agrupamento de Escolas Carlos Amarante conta com quatro bibliotecas escolares: duas no 1º ciclo, nas escolas Este São Pedro e Gualtar, uma na Escola Básica de Gualtar e outra na Escola Sede. A ação das bibliotecas do agrupamento enquadra-se no quadro estratégico 2021-2027, definido pela Rede de Bibliotecas Escolares – “Bibliotecas Escolares: Presentes para o futuro”, e é suportada por valores como a liberdade, a diversidade, a colaboração e a excelência.
As Bibliotecas Escolares têm como prioridades a promoção da escrita e da oralidade, o desenvolvimento as literacias informacional e mediática e o incremento dos valores humanísticos e da interculturalidade, proporcionando à comunidade espaços físicos e digitais acolhedores, funcionais e inovadores.
Nos dias 21 e 22 de novembro, duas turmas do 12.º ano (F e L) da Escola Secundária Carlos Amarante (ESCA), acompanhadas pelas respetivas professoras de Português, participaram no “II Encontro – o Plano Nacional de Leitura no Ensino Superior”, encontro sobre leitura, para jovens, organizado pelo Plano Nacional de Leitura 2027, no âmbito do Festival Literário Utopia de Braga. Apesar do enfoque se colocar nos alunos do ensino superior, foi muito proveitoso para os estudantes da ESCA terem assistido aos painéis Clubes de leitura: experiências em rede; Somos jovens e gostamos de ler; O streaming põe-nos a ler.
O contacto com autores, jornalistas e dinamizadores de Clubes de Leitura foi muito interessante tendo os alunos colocado algumas questões aos participantes no painel Álvaro Curia, André Paiva, Mário Rufino e Patrícia Muller. O "reading Party", realizado no dia 21 no complexo do Grupo DST, foi uma festa da leitura em que os nossos alunos também partilharam as suas leituras.
A palavra Utopia remete-nos para a fantasia, o sonho e o ideal, conceitos que “rimam” com leitura que, diariamente, procuramos trabalhar nas bibliotecas do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante (AECA), desde o 1.º ciclo ao secundário.
Nas bibliotecas do primeiro ciclo, os livros e a leitura são parte do dia-a-dia dos alunos, através da organização de encontros com escritores, como o que aconteceu no dia 18 de novembro, com Nuno Caravela, autor da coleção “Bando das cavernas”, da dinamização de oficinas de escrita ou sessões de leitura orientada. Estas atividades de leitura e contacto com os livros visam não apenas desenvolver o gosto pelos livros e pela leitura e melhorar a competência leitora, mas igualmente alimentar a imaginação e expandir a visão do mundo e a capacidade de empatia dos nossos alunos. Tal como defende Michel Desmurget no livro “Ponham-nos a ler”, a leitura permite-nos imaginar e construir um futuro mais justo, mais criativo e, indubitavelmente, mais humano.
O projeto “Vemos, ouvimos e lemos. Escrevemos e transformamos”, apoiado pelo Plano Nacional de Leitura, é desenvolvido em articulação entre as bibliotecas do 1.º ciclo e do secundário do Agrupamento. Este é um projeto que visa provocar um movimento que transforme os jovens da Escola Secundária Carlos Amarante (os atores do movimento de leitura), envolva os alunos 1.º ciclo do Agrupamento (os espetadores do movimento) e que metamorfoseie a palavra escrita (alavanca do movimento) através de manifestações artísticas que incorporem palavra-som-imagem. Todos os produtos elaborados, com uma forte componente das media arts, têm associada à apresentação visual, uma narrativa escrita e um podcast. Os materiais produzidos – mobiles literários, vídeos, fanzines, etc. - são demonstrativos do empenho dos alunos em desenvolver produtos para os colegas e as bibliotecas do 1.º ciclo.
O meu agradecimento pelo excelente trabalho realizado nas nossas bibliotecas escolares!
04 Dezembro 2024
02 Dezembro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário