Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Bibliotecas sempre ON

A responsabilidade de todos

Voz às Bibliotecas

2020-12-03 às 06h00

Carla Araújo Carla Araújo

O 13º Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares de Vila Nova de Famalicão terá lugar já no próximo dia 4 de dezembro e decorrerá exclusivamente em formato online.
Este ano, apesar de todo o cenário de pandemia, o Município de Vila Nova de Famalicão assumiu manter a realização deste encontro de partilha de boas práticas em bibliotecas, adaptando-o para decorrer totalmente em formato online e à distância.
Assim, com o objetivo de refletir sobre as práticas desenvolvidas pelas Bibliotecas Escolares e pelas Bibliotecas Municipais de todo o país, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em parceria com o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão e com o Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão, concretizará a 13ª edição do Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares, este ano subordinada ao tema Bibliotecas sempre ON.
Como forma de ultrapassar a distância e manter o contacto entre as bibliotecas e os seus leitores, as Bibliotecas Municipais e Escolares têm-se tornado cada vez mais criativas e versáteis na sua missão de ir ao encontro dos seus perfis de leitores atuais e potenciais, ainda que para isso tenham que recorrer aos ambientes digitais e online. Por essa razão, o tema de reflexão e debate escolhido para esta edição pretende reportar-nos para as bibliotecas que estão sempre ligadas, abertas e disponíveis.
O programa do evento concentrar-se-á nas temáticas das bibliotecas online, das leituras digitais, no roteiro para o uso das bibliotecas escolares e no encontro com os escritores e autores.
A conferência da Rede de Bibliotecas Escolares versará sobre “Bibliotecas digitais alguns caminhos” e estará a cargo de Maria João Filipe.
O painel “Partilha de Boas Práticas”, da equipa de gestão da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, Hilário Pereira e Maria João Silva, abordará as adaptações ao ambiente digital e online para assegurar a proximidade com os seus leitores.
O painel “Um roteiro e uma nova form@ de ler” congregará as comunicações “À conquita de leitores e utilizadores da biblioteca”, por Maria José Carvalho; “Fazer leitores na era digital: o contributo da biblioteca escolar”, por Regina Campos, e “A leitura digital: (re)inventar a biblioteca pública”, por Juliana Cunha.
A finalizar, o painel “Conhecer o escritor para conhecer a sua escrita” reunirá dois reconhecidos autores portugueses, David Machado e Maria Teresa Maia Gonzalez.
O programa integral do encontro está disponível para consulta na página web da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e no blog do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão.
O 13.º Encontro do Serviços de Apoio às Bibliotecas escolares será certificado como uma Ação de Curta Duração pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão e destina-se a professores bibliotecários e equipas das bibliotecas escolares, educadores, professores do ensino básico e secundário, órgãos de direção e de coordenação pedagógica das escolas e técnicos de bibliotecas.
Todo o evento decorrerá por videoconferência e a transmissão em direto para todos os interessados será assegurada através do canal de youtube do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão, acedendo ao endereço https://www.youtube.com/watch?v=BBBfmD6QOsA

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Bibliotecas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho