Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Boas ideias: ofícios antigos são para manter bem vivos...

Saúde escolar: parceiro imprescindível das escolas de hoje

Ideias

2018-07-04 às 06h00

Paulo Monteiro

‘Arts + Handicrafts’ é o nome de um excelente projecto apresentado esta semana pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e que tem como objectivo proteger e evitar o desaparecimento de ofícios antigos e tradicionais. E como se faz isso? Colocando os ainda existentes mas ‘velhinhos’ artesãos ao lado de jovens e novos criadores.

Todos a trabalhar lado a lado e em conjunto para reavivar velhas tradições. Esta boa notícia já ontem foi dada pelo ‘Correio do Minho’, mas por ser uma excelente ideia é bom voltar a falar nela. O projecto acaba por ser um desafio à reinvenção dos ofícios e artesanato tradicionais, onde se podem aplicar novas abordagens, mas sempre com recurso às técnicas e ferramentas antigas. O trabalho será feito a quatro mãos.. pelos ‘velhos’ e pelos novos para que no futuro estas sinergias se multipliquem e nunca mais sejam deixadas ao abandono.

Para já, 26 artesãos integram este projecto e representam os 10 concelhos que fazem parte da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, em diversas artes como latoaria, pintura cerâmica, tecelagem, cantaria, tamanqueiros, cesteiros, ferreiros, bordadeiras, sapateiros, tecedeiras, bonecreiros, empalhadores ou modeladores. O concurso está lançado e agora os jovens criadores têm, até final do mês de Setembro, que apresentar as suas ideias e dizerem com que artesãos querem trabalhar.

No final até haverá prémios para os melhores protótipos. Esta iniciativa da CIM do Alto Minho conta com a produção da ‘Marca d’Água’ e merece todo o nosso aplauso. Cá estaremos para ver os trabalhos finais e falar deles. Que as artes ancestrais continuem vivas por muitos e bons anos!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.