Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Bom Jesus do Monte... mais perto de ser Património da Humanidade

Escrever e falar bem Português

Ideias

2018-02-01 às 06h00

Paulo Monteiro

Braga recebeu, ontem, uma excelente notícia. A candidatura do Santuário do Bom Jesus do Monte foi uma das escolhas do Governo para levar a Paris com vista à classificação como património da UNESCO. Vinte anos depois, está dado mais um passo histórico e, como referiu ontem Varico Pereira, vice-presidente da Confraria do Bom Jesus; ainda não somos património mundial, mas tudo que competia ao Bom Jesus e a Portugal está feito. Esperemos agora pela UNESCO e pela sua grande decisão e que o Bom Jesus possa ser considerado Património da Humanidade inserido no critério de paisagem cultural.

E nada melhor do que receber esta extraordinária notícia na véspera da apresentação do livro Guia do Bom Jesus do Monte, da autoria de Varico da Costa Pereira e de José Carlos Gonçalves Peixoto, com ilustração fotográfica de Romão Figueiredo e que é amanhã apresentado, a partir das 18,30 horas, no Hotel do Parque, no Bom Jesus. São mais de 160 páginas que nos mostram - e explicam - toda a história, não só da Basílica, mas de toda a zona envolvente, desde o pórtico, às capelas, às estátuas, escadório, grutas, até passar pelo funicular e a toda a zona envolvente. Como se escreve no final do livro: Nesta estância somos, inevitavelmente, conduzidos a um patamar que transcende a própria existência, numa dialética dos dois mundos (o natural e o construído) e ficamos cativados pela sua globalidade, pela simbiose entre a expressão da natureza e a intervenção humana, faltando, apenas, a consagração e a ascensão a Património a Humanidade.
Falta pouco. É verdade. Mas esse dia chega já, já...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.