Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Braga CED 2018, uma janela de oportunidade de futuro

Um novo pacote de medidas de apoio às empresas

Braga CED 2018, uma janela de oportunidade de futuro

Ideias

2018-12-23 às 06h00

Manuel Barros Manuel Barros

Braga CED 2018 foi coroada de sucesso e encerrou com chave de ouro! Uma programação que colocou a cidade no centro da atividade desportiva ao nível nacional, mobilizou os agentes desportivos, educativos e sociais e envolveu as organizações de juventude, numa dinâmica intergeracional, que mereceu o reconhecimento da ACES Europa, através da atribuição do prémio de melhor Cidade Europeia do Desporto. Uma página importante para a história da cidade, escrita pelo Município e por um universo muito alargado de parceiros, onde os cidadãos anónimos participaram ativamente, transformando a sua programação numa excelente “oportunidade para mostrar à Europa todo o dinamismo de Braga em termos desportivos”.
Esta programação foi, desde a apresentação candidatura, uma aposta política que o executivo municipal ganhou com mérito e distinção. Desiderato reconhecido pela ACES Europa, que se transformou numa responsabilidade e num desafio, que vai marcar a gestão das expetativas futuras ao nível local, regional e nacional. Expetativas resultantes da ambição consubstanciada nas dinâmicas da programação e na efetividade dos excelentes resultados alcançados, que alcançaram visibilidade internacional. Uma responsabilidade em relação às potencialidades da cidade de Braga em termos desportivos, e um desafio em relação ao compromisso assumido pelos responsáveis políticos locais.
Oportunidade que se afirmou pela eficiência da organização, da programação e da gestão de todo o processo, pela eficácia como foram alocados os recursos e geridos os eventos, os projetos, os programas desportivos e as metas atingidas. Um sucesso efetivo, a avaliar pelas evidências físicas de obra feita, que resultaram das infraestruturas de suporte para as dinâmicas desportivas previstas nos objetivos da programação. Uma garantia de sustentabilidade, de continuidade e de desenvolvimento futuro dos projetos e programas que foram implementados e reforçados pela agregação da sociedade e pela integração da comunidade envolvente.
Dinâmicas de grande intensidade, focadas na realização de eventos nos mais variados contextos e na ação dos agentes desportivos, culturais, sociais e na dinamização do tecido produtivo local, que evidenciaram uma influência que extravasou o território concelhio. A melhoria da qualidade de vida das pessoas. A transformação dos recursos imateriais, em mais-valias para o desenvolvimento. A criação das condições internas para a afirmação da cidade e do concelho. A visibilidade dos aspetos positivos e valorização da identidade local e a promoção de dinâmicas do programa de desenvolvimento desportivo. Um desígnio assumido com base numa espécie de contrato social para incrementar um novo estádio de consolidação da política pública de desenvolvimento desportivo, a perspetivada no contexto local, regional e nacional.
Um conjunto de fatores que nas suas diferentes escalas de intervenção, cumpriram a finalidade de promover o bem-estar da população e a gestão dos recursos disponíveis, abrangeram todas as áreas da vida social e resultaram da conjugação de vontades, interesses e prioridades da ação política e administrativa do Município. Fatores que retrataram o seu impacto no modelo de desenvolvimento do perímetro urbano e do território do concelho, no reconhecimento internacional, e no enaltecimento do trabalho desenvolvido no âmbito das políticas públicas neste setor, no âmbito da rede de cidades “desportivas” na Europa, foram responsáveis pela decisão da ACES – Associação das Cidades Europeias do Desporto, de atribuição do prémio de melhor Cidade Europeia do Desporto do ano do 2018.
As políticas públicas constituem na sua essência, um conjunto coordenado de programas aplicáveis a determinados setores da sociedade ou a espaços territoriais específicos, e são a expressão de um programa político traduzido em ações para responder a pretenções e aspirações dos cidadãos, a título individual ou coletivo. Como tal, as políticas públicas são a consequência do modelo de organização social, política, administrativa e operacional, que implicam opções estratégicas, com maior ou menor integração de processos negociais e, constituem “um conjunto de atividades organizacionais destinadas a modificar comportamentos, no quadro de um contexto orientador, estabelecido por uma autoridade pública para tal mandatada”.
Nesta perspetiva, a dinâmica implementada ao longo do ano, introduziu uma nova forma de relacionamento do Município com os serviços desconcentrados da administração central, com o movimento associativo desportivo e juvenil, os clubes, as escolas, as instituições de ensino superior, as IPSS e a CIM – Comunidade Intermunicipal do Cávado, potenciando a experiência acumulada na área da juventude introduzida pela Brega CEJ – Capital Europeia da Juventude. Uma nova perspetiva política assente na implementação das redes desportivas locais, com o objetivo de otimizar os recursos, os equipamentos, o conhecimento e a capacidade de resposta à necessidade de aumentar a prática desportiva para todos, a deteção de talentos desportivos, a promoção de hábitos de vida saudável, a ética no desporto e o desenvolvimento de desporto de alto rendimento. Braga CED 2018 foi, reconhecidamente, um sucesso! Uma dinâmica que determinou a “interceção” do desporto com a juventude, numa perspetiva intergeracional, que potenciou a dimensão transversal, e abriu perspetivas de desenvolvimento de parcerias estratégicas, no contexto das políticas das públicas locais, através da experiência e do conhecimento do movimento associativo juvenil e dos agentes desportivos nas suas variadas dimensões, e um desafio para o desenvolvimento de uma política desportiva de “proximidade inteligente”, que abriu uma janela de oportunidade para o futuro…

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho