O primeiro Homem era português
Ideias
2019-12-06 às 06h00
Foi tornado público que no passado dia 4 de dezembro de 2019, o Conselho Mundial da FIA ratificou a deliberação de 6 de novembro de 2019, de atribuição do FIA Hill Climb Masters à Rampa da Falperra em 2020.
Descendente da Rampa de Braga, a Rampa da Falperra surge verdadeiramente em 1950, tendo desde 1976 como organizador desportivo o Clu-be de Automóvel do Minho (CAM), ganhando um estatuto internacional a partir de 1978.
A minha geração cresceu com a Rampa da Falperra, que alcançou um nível mítico, desde a minha adolescência que me lembro de subir a pé, ainda de madrugada, os montes da Falperra até chegar à curva do Restaurante, onde habitualmente via os bólides passar.
Durante os últimos 25 anos como membro dos órgãos sociais do CAM, desde 2008 como presidente da Mesa da Assembleia Geral, assisti a muitas alterações no clube e ao seu forte crescimento na segunda metade da década de 1990, sob a liderança de Alfredo Barros, principal mentor do circuito Vasco Sameiro em Braga, a quem o município homenageou, justamente, dando o seu nome a uma avenida da cidade e vi findar em 2001 a realização da Rampa, motivada pela decisão da RTP em interromper as emissões diretas da prova, o que então inviabilizou a sua organização por razões financeiras – sem transmissão televisiva os apoios publicitários e as inscrições mostraram-se insuficientes para a cobertura das despesas.
Em 2010 O CAM voltou a realizar a Rampa, mantendo-a desde aí, integrando o Campeonato Europeu FIA de Montanha e o Campeonato Português de Montanha, reassumindo-se como ex-libris do clube. A rampa tem sido sucessivamente nomeada como evento desportivo do ano na Gala do Desporto, tendo ganho num dos anos. A sua importância extravasa a cidade - recordo-me que o ano passado apresentei-me à então secretária do Estado do Turismo Ana Mendes Godinho, atualmente ministra e quando lhe falei na Rampa interrompeu-me, dizendo que nem precisava de falar, quem é que não conhecia a Rampa da Falperra – e o país, a ela acorrendo 200.000 aficionados todos os anos, sendo dezenas de milhar da vizinha Espanha.
Com a atribuição do FIA Hill Climb Masters em 2020, o estatuto mítico da Rampa sobe ainda mais um nível. Este evento de prova única acontece desde 2014 e de dois em dois anos, reunindo os vencedores dos campeonatos nacionais reconhecidos pelas suas federações, bem como os vencedores do Campeonato, Challenge e Taça da FIA, onde cada um dos campeões terá de correr ao volante do carro que usou durante a temporada.
Em 2018 o Masters realizou-se na cidade italiana de Gubbio, tendo 175 inscritos provenientes de 17 nações europeias, dos quais 7 portugueses, com destaque param o bracarense José Correia. Já por aí se vê o impacto e a visibilidade que a prova terá e a projeção internacional, com evidentes repercussões positivas no aumento de turistas e investimentos estrangeiros, para a cidade de Braga. O evento não é anunciado como Masters da Falperra, mas sim como FIA Hill Climb Masters Braga 2020, como se pode consultar no cartaz colocado no site da FIA.
A prova ocorrerá em 10 e 11 de Outubro de 2020. Recebendo Braga o Masters, a Rampa de Boticas integrará, em Maio de 2020, o Campeonato da Europa FIA de Montanha, voltando o CAM a organizar em Maio de 2021 esse campeonato na Falperra, como a FPAK já confirmou. Sei que Boticas terá o apoio que necessitar do CAM nessa organização.
Não se entenda que o Masters caiu no colo do CAM. Braga concorreu com outras cidades estrangeiras à realização do mesmo a quem ganhou, fruto do empenho dos seus diretores e colaboradores, que levaram a que a Falperra tenha obtido nos últimos anos uma pontuação muito positiva, importando destacar a figura do seu atual presidente de direção Dr. Rogério Peixoto, que trabalhou afincadamente para esta vitória e tem o principal mérito do sucesso da Rampa dos últimos 2 anos.
O Masters é uma prenda que o CAM recebe e abre à cidade de Braga. Mas longe vão os tempos em que a Rampa cobria todas as despesas anuais do clube. Só com o apoio institucional público e empresarial privado será possível alcançar o sucesso que a cidade e o país merecem. ?
28 Junho 2022
27 Junho 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário