Correio do Minho

Braga, terça-feira

Braga e Barcelos: parabéns por serem cidades criativas

Dar banho às virgens

Ideias

2017-11-02 às 06h00

Paulo Monteiro

Braga e Barcelos fazem parte, desde a passada terça- -feira, da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Um núcleo restrito de que fazem parte 180 cidades de 72 países de todo o Mundo.
Braga é cidade criativa das Artes Mediáticas (Media Arts) e Barcelos na categoria de Artesanato e Arte Popular (Crafts & Folk Art). Na decisão tomada na passada terça--feira a UNESCO nomeou 64 novas cidades de 44 países de todo o mundo que entraram para este grupo restrito do qual fazem agora parte 180 membros de 72 países.

Só para se ter uma noção da importância de pertencer a esta rede de Cidades Criativas veja-se o exemplo de Braga que se junta às nove cidades do Mundo na categoria Media Arts que existiam antes de terça-feira: Austin (Estados Unidos), Dakar (Senegal), Tel Aviv-Yafo (Israel), Linz (Áustria), Lyon (França), Enghien-les-Bains (França), York (Inglaterra), Gwangju (Coreia do Sul), Sapporo (Japão). E em relação a Barcelos fazem parte da mesma categoria mais de 30 cidades no Mundo.

Para além de pertencerem a este grupo de ‘élite mundial’ as duas cidades passam a ter uma projecção muito maior levando a sua marca além fronteiras. Para além de novos espaços que vão aparecer nas duas cidades. Recorde-se que a Rede de Cidades Criativas da UNESCO foi criada em 2004 com o objectivo de fortalecer a cooperação entre cidades e promover o desenvolvimento social, económico e cultural. Por isso Braga e Barcelos estão de parabéns pelo excelente trabalho que estão a fazer. Braga e Barcelos que se juntam a Amarante (também entrou na terça-feira neste grupo na categoria de Música), a Óbidos (literatura) e Idanha-a-Nova (música). Estes dois últimos já são membros da rede de Cidades Criativas deste 2015.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

13 Novembro 2018

Braga Capital

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.