Ser ou não ser
Ideias
2016-06-06 às 06h00
Nas últimas semanas, a cidade de Braga voltou a viver momentos de grande alegria proporcionados pelo sucesso dos seus atletas e coletividades nas mais variadas modalidades.
No futebol, o Sporting de Braga venceu a Taça de Portugal num jogo marcado por um enorme dramatismo. Depois de estar a vencer por 2-0, o Braga deixou-se empatar no último minuto e os fantasmas da edição anterior, perdida nos penaltis para o Sporting de Lisboa, voltaram a pairar no coração dos bracarenses. Desta vez a história escreveu-se pelas mãos do guarda-redes Carlos Marafona que travou de forma exemplar duas grandes penalidades dos adversários. A explosão de alegria que se seguiu foi verdadeiramente histórica e os festejos que prolongaram-se até de madrugada, tendo culminado com a recepção da equipa por mais de 10.000 adeptos na Praça do Município.
No andebol, o ABC de Braga - Universidade do Minho celebrou a dobrar: no dia 21 de Maio conquistou a Taça Challenge, uma importante competição europeia de clubes; e, no passado sábado, sagrou-se campeão nacional num jogo verdadeiramente épico em que, empurrado pelo fantástico público que lotou o Pavilhão Flávio Sá Leite, recuperou de uma desvantagem de 4 golos, empatou no último minuto do jogo e venceu o Benfica no prolongamento. Esta vitória teve um sabor ainda mais especial, depois do ABC/UMinho se ter confrontado com decisões inusitadamente parciais da Federação Portuguesa de Andebol.
No taekwondo, o atleta bracarense Júlio Ferreira, do Sporting de Braga, sagrou-se campeão europeu na categoria -74kg. O português escreveu mais uma página de ouro da modalidade em que Rui Bragança, um vimaranense a estudar em Braga (ex-ABC de Braga, atualmente no Vitória de Guimarães), também se sagrou bi-campeão europeu na categoria de -58kg.
No basquetebol em cadeira de rodas, a APD-Braga sagou-se campeã nacional, numa época verdadeiramente gloriosa em que conquistou o triplete, vencendo também a Taça de Portugal e a Supertaça naquela modalidade.
Na canoagem, o bracarense Emanuel Silva e o seu colega João Ribeiro conquistaram o ouro na Taça do Mundo de Velocidade na categoria K2 1.000 metros. A título individual, Emanuel Silva já tinha conquistado a medalha de prata na categoria K1 5.000 metros na Taça do Mundo de Duisburgo.
No futebol de praia, o Sporting de Braga foi terceiro na Liga dos Campeões (a Euro Winners Cup), tendo falhado o acesso à final no desempate por grandes penalidades.
Todas estas vitórias e conquistas têm a marca de Braga em comum. São o corolário do investimento da cidade na formação desportiva dos seus jovens e resultam, em boa parte, do apoio e do carinho dos bracarenses aos seus atletas e às suas coletividades. Apoiar as instituições e os atletas da cidade é promover a marca de Braga em Portugal, na Europa e no Mundo, mas também contribuir para o desenvolvimento económico-social da cidade, para o sucesso das empresas locais e para a criação de mais e melhor emprego na nossa região. A valorização do que é nosso é decisiva para a afirmação de Braga e do Minho num país em que Lisboa e Porto consomem grande parte dos fundos públicos, dominam o espaço mediático de forma absoluta e manietam as decisões políticas e desportivas em seu favor com grande parcialidade.
Nunca Braga teve tanta gente feliz ao mesmo tempo. Ser membro de uma comunidade é precisamente isto: saber ser parte daquilo que faz felizes os seus. É por isso que os clubes representam comunidades locais, são recebidos nas autarquias locais, jogam 'em casa' nas suas terras e envergam os nomes das suas cidades em toda a parte. Mais do que nunca, Braga é do Braga.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário