Correio do Minho

Braga, terça-feira

Braga é Juventude

Repensar a Lógica do Livro de Instruções

Ideias Políticas

2011-11-18 às 06h00

Pedro Sousa

Braga é inquestionavelmente uma cidade onde a palavra Juventude ganha especial sentido.
Em 1998, há treze anos atrás, portanto, realizou-se em Braga a primeira Conferência Mundial de Ministros responsáveis pela Juventude.
Esta conferência comprometeu Portugal a apresentar à comunidade internacional, de dois em dois anos, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, uma resolução sobre políticas e programas de Juventude.

Este pontapé de saída, “made in Braga”, permitiu que desde então Portugal lidere juntamente com a Moldávia e com o Senegal todo o processo de 'upgrade', aperfeiçoamento e construção de respostas dos Estados-membros das Nações Unidas aos anseios e necessidades da Juventude.
Podemos, assim, dizer que Braga é responsável pelo actual compromisso, renovado de dois em dois anos, que liga a comunidade internacional aos jovens, que representam dezoito por cento da população mundial.
Braga é Juventude.

Entretanto, fruto deste enorme capital, deste imenso património e de um programa ambicioso e estruturado, Braga foi escolhida para ser Capital Europeia da Juventude. Da panóplia de eventos do programa, destacam-se intervenções em áreas tão transversais como a inclusão, a cultura, o património, o voluntariado, dimensões imateriais de um programa que estamos certos vão deixar em Braga importantes sementes de futuro.

Sabemos, também, com muito orgulho, que há marcas da Braga CEJ‘2012 que perdurarão no tempo, como são os casos da nova Pousada da Juventude, a erguer no antigo Convento de São Francisco, e do Centro de Indústrias Criativas - GENERATION - que irá ocupar o edifício do antigo quartel da GNR, na Praça Conde Agrolongo.

Braga é Juventude

Não podia deixar de abordar este tema pois de hoje até Domingo está reunido em Braga o COMEM - o Conselho de Membros do Fórum da Juventude - onde estão representadas todas as organizações membro e conselhos nacionais da Juventude dos países integrantes do Conselho da Europa.

As novas gerações de cidadãos europeus não se revêem na actual Europa e assumem uma vontade férrea de contribuir para uma refundação europeia assente nos seus valores fundadores, tão bem plasmados nas ideias de Robert Schuman, de Jean Monnet e Jacques Delors.
As novas gerações de cidadãos europeus acreditam que uma Europa construída na base destes pressupostos responderia de forma muito melhor e muito mais efectiva aos inúmeros desafios, problemas e incertezas que a actual crise coloca, todos os dias, a todos os europeus em geral e aos jovens de forma muito particular.

As novas gerações de cidadãos europeus insistem na necessidade de se olhar com seriedade para as questões do progresso social do modelo europeu, da modernização das estruturas económicas europeias, bem como, para a refundação dos valores que estiveram na génese da actual União Europeia.

As novas gerações de cidadãos europeus exigem que o papel central que lhes foi reconhecido, no ano 2000, aquando da aprovação da estratégia de Lisboa, pela parte dos Chefes de Estado e de Governo da União Europeia, renovado em 2010 na aprovação da estratégia da UE 2020, não signifique uma mera declaração de intenções.
As novas gerações de cidadãos europeus têm ideias para a Europa e para o Mundo, ideias para vencer esta crise e ajudar a construir uma verdadeira união política no contexto da União Europeia.

Da reunião do Conselho de Membros do Fórum Europeu da Juventude, reunido de hoje até Domingo, em Braga, sairá uma resolução a apresentar às diferentes instâncias europeias, com propostas da Juventude para vencer o actual contexto de crise. Um contributo sério, estruturado, ambicioso e esclarecido da parte dos jovens que exigem que a construção da Europa que querem seja feita pelas suas mãos, com o seu selo e com a sua marca.

Esta reunião, da maior importância, poderia ter acontecido em qualquer cidade europeia mas aconteceu em Braga.
Não foi por acaso.
Braga é Juventude.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias Políticas

25 Setembro 2018

Confiança máxima

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.