Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Braga e Viana com bons alunos

Sinais de pontuação

Ideias

2018-02-06 às 06h00

Paulo Monteiro

O ranking das escolas foi conhecido no passado sábado e, de uma maneira geral, há a destacar o facto dos alunos dos distritos de Braga e de Viana do Castelo serem bons alunos. Esta é uma das ilações que se pode tirar dos dados conhecidos com o facto dos alunos das escolas secundárias conseguirem a segunda melhor média nos exames realizados o ano passado, no caso de Braga (14,0 na média Classificação Interna Final e 111,2 na média exame), e a quinta, no caso de Viana do Castelo (14,3 CIF e 110,7 média exame). Excelente, num ranking que é liderado pelo Porto (Norte).
Mas há mais, tal como já noticiámos no domingo: o colégio D. Diogo de Sousa, em Braga, ocupa a quinta posição a nível nacional, enquanto a Escola Secundária Carlos Amarante, também em Braga, ocupa a 50.ª posição, sendo a melhor a nível distrital e ocupando o top das dez melhores escolas públicas do país. Excelentes notícias.

Mas há mais: a Escola Básica de Fragoso, em Barcelos, foi a sexta escola que obteve a maior subida em relação ao ranking de 2016... passou da posição 854 para o lugar 111 (uma subida de 743 lugares). Excelente notícia.
Mas há mais:?mais de 80% das escolas secundárias tiveram, em 2017, média positiva no exame nacional de Português. Mais 10% do que em 2016. E, mais uma vez, os alunos do Norte estão entre os melhores desempenhos. E no quadro das 10 melhores escolas públicas a Português aparece mais uma escola de Braga: Escola Secundária de Maximinos (quinta com média CIF de 14,8; média exame 13,2). Excelente notícia.
Não há dúvida nenhuma que no Minho há excelentes escolas públicas e excelentes escolas privadas. Os resultados das notas na classificação interna final e nos exames são testemunhos disso mesmo. Por isso, há que dar os parabéns às escolas, aos alunos e aos professores...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.