Correio do Minho

Braga, sábado

Braga: “cidade do desporto e dos Campeões”

Investir em obrigações: o que devo saber?

Ideias Políticas

2016-05-31 às 06h00

Francisco Mota

As últimas semana têm confirmado a potência desportiva do território Bracarense. Se dúvidas houvesse, a aposta na formação desportiva diversificada da juventude trazem consigo o sabor das vitórias e o triunfo dos Campeões. Mesmo que por esta altura se erga os Atletas e os triunfos por si conquistados, nunca nos podemos esquecer do esforço e dedicação das equipas técnicas, dirigentes e mecenas que diariamente se entregam e apoiam o sonho de vencer e de serem os melhores.

Com uma rede desportiva eclética, uma política desportiva direcionada para a formação e valorização da sua prática, uma Uminho de sucesso e mérito desportivo e uma juventude com qualidades inegáveis aleadas de uma vontade enorme de vencer, faz de Braga: “cidade do desporto e dos campeões”.

A época desportiva em curso deve ser um factor de motivação na candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2018 que foi submetida à ACES Europe - Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, organismo que anunciará a decisão no final deste ano.
O SCBraga venceu a Taça de Portugal frente ao FCPorto, depois do empate a 2 no tempo regulamentar e prolongamento, por 4-2 nas grandes penalidades.

Portugal sagrou-se campeão da Europa de Sub-17, ao vencer a Espanha nas grandes penalidades. De destacar a presença do Bracarense Diogo Dalot que atualmente representa o FC Porto.
Andebol: O ABC/UMinho venceu a Taça Challenge ao SLBenfica, tornando-se na primeira equipa portuguesa a vencer uma taça europeia. Apesar da derrota por 4 golos no histórico pavilhão Bracarense, Flávio Sá Leite, a vantagem de 7 golos que trazia do jogo da primeira mão em Lisboa fez com que a vitória sorrisse ao Académico de Braga. Para além desta conquista europeia, o ABC/UMinho encontra-se a disputar a final do campeonato nacional de andebol, também contra o SLBenfica e que esta quarta feira poderá ditar um ABC campeão.

Futsal: Braga/AAUM apurou-se para as meias finais do campeonato nacional ao vencer o Fundão por 2 jogos a 1, tendo este fim de semana carimbado, após vitória sobre o Sporting, uma grande esperança de poder estar na final do Campeonato Nacional.
O SC Braga - Futebol de praia alcançaram o terceiro lugar na Euro Winners Cup. O SC Braga venceu o Catania (5-4) e gravou o nome no pódio.

Taekwondo: Rui Bragança, atleta de Medicina da Universidade do Minho sagrou-se bi-campeão europeu de Taekwondo na categoria de -58kg.
O Bracarense Júlio Ferreira sagrou-se campeão europeu absoluto de taekwondo na categoria de -74kg.
Nesta mesma modalidade SC Braga sagrou-se, este sábado, tetracampeão masculino e bicampeão feminino em Sub-21.
Kickboxing: AAUM revalidou o título de campeão nacional da modalidade. Recordando ainda os títulos nacionais de Futsal Masculino e Feminino bem como no Futebol masculino.

Canoagem: Emanuel Silva e Fernando Pimenta venceram a medalha de prata na prova de K1-5000 metros da Taça do Mundo de canoagem, a decorrer em Duisburg, na Alemanha. No caso de Emanuel Silva, foi a segunda medalha que conseguiu, pois já havia conquistado também o bronze em K2-1000 metros, na qual fez dupla com João Ribeiro.
Natação: Tamila Holub faz história e atinge mínimos que dão acesso aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e assegura, ainda, um lugar no Mundial de Budapeste'2017.

Se por um lado nos devemos orgulhar do nosso passado e das nossas vitórias, com toda a responsabilidade que isso acarreta, devemos ter a consciência de que não vivemos deles e todos os dias escrevemos mais uma página na história da cidade e do País. Nunca esta gente se foi de se acomodar às glórias, mas sim fazer delas pontos de partida para novas conquistas.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias Políticas

11 Dezembro 2018

Cultura plena

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.